Aos 80 anos de idade, o japonês Yuichiro Miura avisa: será a pessoa mais velha no mundo a chegar ao topo do Monte Everest. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira. Já com problemas cardíacos e outras complicações de saúde, Miura garante que a escalada será um “remédio anti-idade”.
Yuichiro Miura deixará o Japão no dia 28 de março em direção ao Nepal, para se aventurar no Monte Everest pela terceira vez na vida. O japonês pretende recuperar o recorde mundial de mais velho a escalar o pico de 8.848 metros de altitude, o mais alto no mundo. Em 2003, aos 70 anos, ele conseguiu o recorde ao chegar ao topo da montanha pela primeira vez.
– Eu não me importo muito com o recorde mundial – garantiu ele.
Apesar de partir na próxima semana, o japonês só deve começar a escalada em maio.
– Nada é impossível – disse ele, durante a coletiva. – Fazer outra tentativa aos 80 anos irá aumentar a minha coragem, minha força de vontade e motivação, trazendo um efeito anti-idade como resultado – brincou, segundo o site australiano News.com.au.
O recorde de Miura de 2003 foi superado em 2007, pelo também japonês Katsusuke Yanagisawa, de 71 anos. Miura escalou o Everest pela segunda vez em 2008, aos 75, um dia depois de o nepalês Min Bahadur Sherchan, de 76 anos, o atual recordista, chegar ao topo do monte.