Uma alpinista indiana, Anshu Jamsenpa, de 37 anos, chegou neste domingo (21) ao topo do Monte Everest. O fato foi divulgado pela mídia comum como sendo um recorde, mas an verdade, de acordo com o historiador do montanhismo Rodrigo Granzotto Peron, há inúmeros casos de pessoas que escalaram duas vezes o Everest em menos de uma semana. O recorde é três dias. Vários outros sherpas fizeram em 5, 6 ou 7 dias.
O verdadeiro recorde da indiana é que ela tornou-se a primeira mulher a escalar 2x o Everest numa mesma temporada em dois anos diferentes (ela fez 2vezes na temporada de 2011 e agora outras 2 vezes agora em 2017). Do ponto de vista masculino, o recordista é o Phurba Tashi Sherpa (da agência Himex), que escalou 2x ou 3x numa mesma temporada em sete anos diferentes (um fenômeno). Phurbu está atacando o cume da montanha hoje e se confirmar a façanha, será o sherpa que mais vezes escalou o Everest, 22 vezes!
Jamsenpa, que tem dois filhos, fez cume na montanha no dia 16 de maio. Ela desceu para descansar na base e retornou ao teto do mundo pela segunda vez 5 dias mais tarde.
Até então apenas uma mulher havia escalado o Everest duas numa única temporada. Isso aconteceu 2012 com a montanhista nepalesa Chhurim Sherpa. No entanto, Chhurim não repetiu a escalada tão rápido.
Jamsenpa não divulgou o que a motivou em escalar a montanha duas vezes num período tão curto.