Escalador Hayden Kennedy e sua namorada falecem em acidente de ski

0
Escalador norte americano era um dos destaques de seu país, com inúmeras conquistas e repetições de vias de escalada de grande dificuldade técnica e de grande compromisso.
O escalador Hayden Kennedy e sua namorada Inge Perkins falecerem após um acidente causado por uma avalanche no Bozeman, montanha localizada no estado de Montana. Informações preliminares dão conta que Inge foi inteiramente soterrada pela avalanche e faleceu no local. Hayden, conseguiu sobreviver, porém inconformado com a perda, se matou na sequência.
Hayden que tinha apenas 27 anos era um dos melhores escaladores norte americanos. Ele era filho de Michael Kennedy, grande alpinista que por décadas foi editor da renomada revista Climbing. Sua mãe, Julie Kennedy é fundadora do 5Point Film Festival.
Nascido numa família deste tipo, Hayden se tornou ainda muito jovem um destaque no montanhismo. Aos 13 anos, ele escalou a via Kor-Ingalls, de várias enfiadas e graduada em 5.14. Mais tarde, Hayden escalou o K7 no Paquistão de 6734, uma montanha muito técnica próxima ao K2 e junto com o já também falecido Kyle Dempster, escalou o Baintha Brakk, o Ogre (7228m), uma das montanhas mais difíceis do mundo, também no Karakoram.
No entanto, Hayden ficou mais conhecido por ter removido as chapeletas da via do Compressor, junto com Jason Kruk em 2012, um episódio super polêmico que dividiu opiniões.
Naquela ocasião, a dupla clamou para si a conquista do Cerro Torre do que chamaram de “Meios limpos”, pois escalaram a lendária montanha sem utilizar as proteções fixas instaladas pelo italiano Cesare Maestri em 1970, num dos casos mais notáveis de polêmica envolvendo ético e estilo de escalada.
Maestri havia escalado a montanha instalando centenas de chapeletas usando uma furadeira pneumática que ele rebocou montanha acima, num esforço engenhoso, porém que nada tem a ver com a escalada em livre. Achando estar fazendo justiça, 42 anos mais tarde, Kennedy quase foi linchado em El Chaltén, na Patagônia argentina, por ter removido as proteções fixas e teve que deixar a cidade escoltado.
VEJA MAIS:

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário