Uma notícia que esta mexendo com a imaginação e curiosidade de escaladores do mundo todo. Como pode ser possível escalar algo assim? Bem, talvez seja preciso ser um pouco super humano e ainda assim treinar muito.
Mas o escalador italiano Stefano Ghisolf que já é reconhecido no mundo da escalada por suas cadenas de 9b Frances, o equivalente ao 12º grau brasileiro, aceitou o desafio. Agora ele esta em um projeto para escalar em livre todos os lances da Via King Line em Arco, na Itália. De acordo com o escalador a via tem graduação entre 9b+ e 9c e é uma variação da linha já existente Queen Line graduada em 9b. ”
“Fiz algumas tentativas na segunda parte da via e descobri 90% dos movimentos, sinto que posso escalar todos os movimentos, exceto um, o principal crux que ainda é um mistério. Mas a coisa mais chocante que percebi ontem é que o Perfecto Mundo parece um passeio no parque em comparação com a King Line”, contou o escalador sobre as suas primeiras tentativas na via nessa temporada.
“Um 9c possível na Itália? Talvez. Eu nem sei o que 9c realmente significa, mas estou me apaixonando pela via e pelo projeto em si. Não importa o quão difícil é, eu gosto porque é muito difícil para mim, então eu preciso me tornar um escalador melhor e mais forte para alcançá-la”, compartilhou Ghisolf em seu instagram.
Veja abaixo o vídeo de Ghisolf trabalhando pesado na linha de escalada:
A precursora
Além dessa via, há apenas uma única outra em todo o mundo com essa graduação. Ela se chama Silence e foi encadenada uma única vez por Adam Ondra em 2017. Ela esta localizada na caverna de Hanshelleren, em Flatanger na Noruega.
Para encadenar essa via, Ondra ficou acampado cerca de 10 semanas na caverna norueguesa e treinando intensivamente em boulders de V13 e V14. Toda essa odisseia para conseguir vencer a via rendeu um filme feito por Bernardo Giménez que mostra com foi o “Project Hard”de Adam Ondra e a primeira via de 13º grau do mundo.
Confira também o filme com Ondra: