Segundo 13º grau do mundo pode ser encadenado ainda esse ano

0

Uma notícia que esta mexendo com a imaginação e curiosidade de escaladores do mundo todo. Como pode ser possível escalar algo assim? Bem, talvez seja preciso ser um pouco super humano e ainda assim treinar muito.

Ghisolf descobrindo os movimentos de um 13º grau.

Mas o escalador italiano Stefano Ghisolf que já é reconhecido no mundo da escalada por suas cadenas de 9b Frances, o equivalente ao 12º grau brasileiro, aceitou o desafio. Agora ele esta em um projeto para escalar em livre todos os lances da Via King Line em Arco, na Itália. De acordo com o escalador a via tem graduação entre 9b+ e 9c e é uma variação da linha já existente Queen Line graduada em 9b. ”

Muita força, técnica e tentativas.

“Fiz algumas tentativas na segunda parte da via e descobri 90% dos movimentos, sinto que posso escalar todos os movimentos, exceto um, o principal crux que ainda é um mistério. Mas a coisa mais chocante que percebi ontem é que o Perfecto Mundo parece um passeio no parque em comparação com a King Line”, contou o escalador sobre as suas primeiras tentativas na via nessa temporada.

“Um 9c possível na Itália? Talvez. Eu nem sei o que 9c realmente significa, mas estou me apaixonando pela via e pelo projeto em si. Não importa o quão difícil é, eu gosto porque é muito difícil para mim, então eu preciso me tornar um escalador melhor e mais forte para alcançá-la”, compartilhou Ghisolf em seu instagram.

 

Veja abaixo o vídeo de Ghisolf trabalhando pesado na linha de escalada:

 

A precursora

Além dessa via, há apenas uma única outra em todo o mundo com essa graduação. Ela se chama Silence e foi encadenada uma única vez por Adam Ondra em 2017. Ela esta localizada na caverna de Hanshelleren, em Flatanger na Noruega.

Para encadenar essa via, Ondra ficou acampado cerca de 10 semanas na caverna norueguesa e treinando intensivamente em boulders de V13 e V14. Toda essa odisseia para conseguir vencer a via rendeu um filme feito por Bernardo Giménez que mostra com foi o “Project Hard”de Adam Ondra e a primeira via de 13º grau do mundo.

Confira também o filme com Ondra:

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário