Quem não se lembra da escalada épica, em livre da The Dawn Wall protagonizada por Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson, ou até mesmo dos solos de arrepiar de Alex Honnold e tantas outras escaladas no El Capitan? A escalada de uma das paredes mais famosas do mundo sempre foi um grande desafio, no entanto liberada para os visitantes de Yosemite que ousassem subi-la. Todavia, a partir de 21/05 todos os escaladores deverão ter uma permissão especial para escalar os mais de 900 metros de granito nessa parede.
De acordo com os diretores do parque, essa permissão ajudará os guardas-parque a ter mais controle sobre a área e até mesmo sobre o cumprimento de outras regras como o mínimo impacto ambiental e a eliminação de resíduos. “As escaladas das grandes paredes de Yosemite são realizadas quase inteiramente em áreas designadas como Wilderness – o mais alto grau de proteção possível em terras públicas – e tanto a gestão do parque quanto seus visitantes têm uma responsabilidade especial em proteger a região selvagem designada áreas para esta e para as futuras gerações ”, relatou o comunicado do National Park Service, autoridade responsável pela gestão do parque.
A permissão que será exigida nos próximos dois anos continua sendo gratuita e sem limite de inscritos. Todavia a comunidade de escalada da Califórnia não aceitou a decisão com bons olhos. De acordo com eles a decisão foi tomada unilateralmente pelo parque sem consultas ou avisos para os escaladores.
Eles reclamam também que a decisão atrapalha a espontaneidade de escalar no parque uma vez que a permissão deve ser pedida com antecedência que vai de quatro a quinze dias.