Yosemite exige permissão especial para escalada do El Capitan

0

Quem não se lembra da escalada épica, em livre da The Dawn Wall protagonizada por Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson, ou até mesmo dos solos de arrepiar de Alex Honnold  e tantas outras escaladas no El Capitan? A escalada de uma das paredes mais famosas do mundo sempre foi um grande desafio, no entanto liberada para os visitantes de Yosemite que ousassem subi-la. Todavia, a partir de 21/05 todos os escaladores deverão ter uma permissão especial para escalar os mais de 900 metros de granito nessa parede.

O El Capitan em Yosemite possui diversas vias de Big Wall. Foto: Austin Neill

De acordo com os diretores do parque, essa permissão ajudará os guardas-parque a ter mais controle sobre a área e até mesmo sobre o cumprimento de outras regras como o mínimo impacto ambiental e a eliminação de resíduos. “As escaladas das grandes paredes de Yosemite são realizadas quase inteiramente em áreas designadas como Wilderness – o mais alto grau de proteção possível em terras públicas – e tanto a gestão do parque quanto seus visitantes têm uma responsabilidade especial em proteger a região selvagem designada áreas para esta e para as futuras gerações, relatou o comunicado do National Park Service, autoridade responsável pela gestão do parque.

Tommy Caldwell na via Dawn Wall (El Capitan – Yosemite)

A permissão que será exigida nos próximos dois anos continua sendo gratuita e sem limite de inscritos. Todavia a comunidade de escalada da Califórnia não aceitou a decisão com bons olhos. De acordo com eles a decisão foi tomada unilateralmente pelo parque sem consultas ou avisos para os escaladores.

Eles reclamam também que a decisão atrapalha a espontaneidade de escalar no parque uma vez que a permissão deve ser pedida com antecedência que vai de quatro a quinze dias.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário