5 dicas de pratos para acampamento

0

Se você é daqueles que ama estar em contato com a natureza e não dispensa um bom camping selvagem na montanha, mas nunca sabe o que levar para comer esse artigo pode te ajudar. Separamos algumas ideias de pratos que são práticos e possíveis de serem feitos em acampamentos para te auxiliar na hora de planejar o cardápio do seu camping.

A hora de escolher o cardápio é sempre um dilema.

Primeiro é importante lembrar que para esse tipo de atividade precisamos de uma comida nutritiva, saborosa, fácil de preparar e que não pese na mochila. Mas às vezes não é fácil fugir do famoso macarrão instantâneo com salsicha. O querido “risotão tudo na mesma panela” também resolve muito bem esse dilema. Mas para você que gosta de acampar com mais conforto, também é possível fazer outros tipos de pratos apenas com um pouco de planejamento prévio.

  1. Yakisoba

Para preparar um bom yakisoba na montanha é preciso realizar o pré preparo em casa. Você pode levar os legumes pré-cozidos armazenados em um pote ou saquinho hermético. Já a carne, além de cozinhar é importante que esteja congelada e armazenada em uma bolsa térmica para não correr o risco de estragar durante sua trilha.

O macarrão, shoyu e temperos crus são melhores para transportar. Ao chegar no camping você precisará apenas de um fogareiro eu uma panela que caiba tudo dentro. Cozinhe o macarrão, escorra e reserve em um prato. Você pode usar a mesma panela para aquecer a carne junto com os legumes pré-cozidos. Então é só acrescentar o shoyu e os temperos a gosto e adicionar o macarrão. Está pronto o seu yakisoba.

  1. Strogonoff

Assim como no prato anterior, esse também é um prato que precisa ser pré-cozido antes da montanha. Você deve cozinhar a carne ou legumes (em caso de uma receita vegetariana) e congelá-los. Os demais ingredientes como cebola, cogumelos, creme de leite, mostarda, catchup e temperos podem ser transportados na embalagem original ou em natura.

No camping o processo começa fritando a cebola, depois é preciso acrescentar a carne, creme de leite, mostarda, catchup e por fim os cogumelos. Uma panela basta, mas se quiser também pode levar outro recipiente para cozinhar arroz como acompanhamento. Batata palha também é bem vinda e o melhor de tudo, não pesa quase nada na mochila.

O strogonoff é saboroso e nutritivo.

  1. Arroz com lentilha e cogumelos

O “risotão tudo na mesma panela” funciona bem, mas que tal preparar um arroz com lentilhas e cogumelos? Você pode acrescentar queijos de sua preferência e deixar ele ainda mais gostoso. Para esse prato é preciso cozinhar o arroz em uma panela e depois acrescentar as lentilhas pré-cozidas (existe esse produto pronto no mercado, mas as vezes pode ser difícil de encontrar). Em uma frigideira você pode preparar os cogumelos com cebola e um pouco de manteiga. Se estiver frio, adicione pedaços de queijo na panela com arroz e lentilha para que ele derreta.

  1. O velho e bom arroz com feijão

Arroz e feijão é a comida número um dos brasileiros, e não tem como negar que é nutritiva e saborosa. No mercado existem várias opções de feijão pré-cozido em caixa ou pacote. O arroz pode ser cozido na hora e para incrementar o seu prato pode ser usar legumes, purê de batata em pó e até mesmo carne seca ou frango desfiado. Esse últimos também podem ser comprados já cozidos e embalados a vácuo, o que facilita muito no transporte.

Você pode usar uma mesma panela para misturar o arroz e feijão

Esse prato vai utilizar um pouco mais de utensílios, mas um kit de camping com três panelas resolve bem. Utilize uma para cozinhar o arroz e uma para aquecer o feijão. Então junte o arroz e o feijão na mesma panela, e utilize a outra para fazer o purê. Na terceira, você pode esquentar os legumes, carne seca ou o frango desfiado.

  1. Salada

Pode parecer estranho pensar em levar salada para a montanha, mas porque não levar? Você pode optar por ingredientes que não amassem com tanta facilidade na mochila como a alface americana, um pedaço de repolho, pepino e tomates não muito maduros. Para incrementar a sua salada você pode acrescentar sementes de chia, de girassol, castanhas, croutons e até mesmo cubinhos de peito de frango grelhado. Nesse caso é importante preparar a carne com antecedência e levar ela congelada. No camping basta um recipiente para misturar tudo e uma frigideira para aquecer o frango. Não esqueça de levar um potinho com azeite e outro com aceto balsâmico para dar aquele toque especial a ela.

Mas se você ainda prefere mais praticidade, uma outra opção são as comidas liofilizadas que além de fáceis de preparar também são muito mais leves. Essas comidas também são as ideais para travessias longas em que você não pode levar muito peso em sua mochila.

Dica bônus: leve sempre pelo menos um recipiente de gás cheio.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário