Escalador encadena dois 9a (11c e 12º Br) no mesmo dia

0

Os amantes da escalada esportiva sabem o quanto é difícil encadenar uma via de grau mais elevado, ou seja, escalar até o topo sem cair e sem usar equipamentos para progredir. É uma competição entre o escalador e ele mesmo na via escolhida que pode levar dias e até mesmo meses ou anos para se conseguir encadenar determinadas vias.

Jonatan Flor escalando em Rodellar.

No entanto Jonatan Flor surpreendeu ao escalar duas vias de 9a e 9a+ o equivalente ao 11C e 12º grau na graduação brasileira no mesmo dia em Rodellar. Ele mandou a via De battre mon coeur s’est arrêté 9a / + (12º Br) e ainda teve fôlego e disposição para chegar ao topo da via Così se arete 9ª (11c Br).

Flor é um frequentador assíduo de Rodellar e seu projeto era encadenar Così fan tutte 8c / + uma via que ele quase mandou em flash semanas antes, porém caiu no final. Foi quando o escalador, que já encadenou outras vias de nono grau francês na região (11 C e 12º brasileiro) decidiu começar a trabalhar em mais duas linhas.

As vias encadenadas possuem quase cinquenta metros de comprimento que exigem além de uma boa técnica, muita força e resistência. Mas com a experiência adquirida pelo escalador ao encadenar as vias Extensão Ali Hulk Total sit start 9b, Revelation of Gioconda 9a + / b, Picacho 9b e Total Picacho 9a +, foi possível realizar o feito em poucos dias.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário