As bandanas são peças versáteis e acessíveis que podem trazer mais segurança e conforto durante as atividades de montanha, pesca, bike entre outras atividades outdoor, bem como no dia a dia e no trabalho. Elas possuem diversas funções e ainda podem deixar o seu look mais estiloso durante sua trilha ou aventura.
A origem dessa peça é misteriosa. Acredita -se que pequenas peças de tecido já eram usadas pelos cowboys americanos para se protegerem do sol e da poeira durante o trabalho. Também há uma teoria de que ela se originou na cultura Hindu, como um tecido para proteger o pescoço e cabeça.
No entanto, as bandanas tubulares sem costura como usamos hoje no montanhismo se originaram junto com a marca Buff, que iniciou desenvolvendo um acessório para motociclista e acabou conquistando os praticantes de atividades outdoor.
A maioria das bandanas vem em uma embalagem que ensina algumas formas de usá-la. Sendo os usos mais comum como prendedor de cabelo ou proteger as orelhas do frio. No entanto, as bandas possuem muito mais utilidades como ajudar a manter seu rosto livre do suor e até salvar sua vida em uma situação de emergência.
Separamos algumas formas de usar a bandana pra te inspirar e despertar sua criatividade.
Faixa de cabelo
Um dos usos mais básicos para a bandana é como faixa de cabelo. No entanto, para quem possui cabelos longos ou franja, a bandana é uma mão na roda na hora de segurar as madeichas para que elas não caiam nos olhos ou não incomodem durante a atividade. E não contem para ninguém, mas a bandana também pode ser utilizada para disfarçar o cabelo sujo naquele dia que você suou demais ou não teve tempo de lavar ele. Quem nunca né?
Prendedor de cabelo
Para quem tem cabelos longos a bandana também pode ser utilizada como um laço para amarrar. Na falta de um prendedor, é uma bandana que vai te salvar.
Protetor para o pescoço
Tanto em dias quentes como em dias mais frios a bandana pode ser usada para proteger a região do pescoço e garganta. Nos dias mais gelados ela aquece o pescoço, assim você pode dispensar o uso de um cachecol que é muito mais volumoso e difícil de usar. Já nos dias quentes, ela pode ser usada para proteger seu pescoço do sol durante uma trilha, pedal ou escalada.
Balacrava
A balacrava é uma espécie de toca com cachecol, onde apenas os olhos ficam descoberto. No entanto ela é uma peça quente e volumosa e durante as atividades físicas pode abafar a região do pescoço. Assim, ao substituir essa peça por uma bandana, você ganha proteção e ao mesmo tempos mobilidade durante sua atividade.
Protetor de boca e nariz
A bandana pode ser usada como uma espécie de máscara para proteger o rosto. Durante a pandemia, ela foi muito utilizada por pessoas que queriam se proteger contra o vírus. Mas agora que as preocupações contra o Coronavírus passaram um pouco, podemos utilizar ela durante as atividades que requerem proteção contra o frio e o vento, por exemplo.
Protetor de boca e nariz e orelha
Para quem pedala, a bandana pode ser ajustada para proteger as orelhas garantindo assim maior proteção contra o vento nos dias mais frios e evitando aquela terrível dor de ouvido após a atividade.
Toca/ gorro
A bandana pode ser facilmente transformada em uma touca ou gorro para proteger toda a região da cabeça e também ouvidos. A vantagem é que ela é muito mais leve e compacta para carregar do que uma touca comum de lã.
Headband
A headband é bem parecida com a faixa de cabelo, mas fica totalmente por cima da cabeça. Ela é ideal para proteger os ouvidos do frio, mas ainda permite uma ventilação no topo da cabeça. Outra função é proteger seu rosto contra o suor.
Munhequeira
A bandana pode ser utilizada no punho como uma munhequeira. A principal vantagem nesse caso é ter uma peça acessível para para secar o suor durante as atividades mais intensas.
Em situações de emergência
Para prender algo
Durante uma situação de emergência a bandana pode ser utilizada para amarrar algo, ajudar na imobilização de algum membro ou limpar alguma parte do corpo. Mas lembre-se que esse não é um material esterilizado e deve ser utilizado apenas em último caso.
Para fazer fogo
Fogueiras em áreas de ambientes naturais não são recomendadas e em áreas de proteção ambiental elas são proibidas, pois o risco de incêndio é muito grande. No entanto, em casos de extrema emergência as bandanas podem ser utilizadas como um material para iniciar o fogo, pois é uma peça relativamente barata.