Bandanas Buff, do motociclismo para a montanha

0

Inicialmente as bandanas e lenços eram peças indispensáveis no motociclismo e no esqui para proteger o rosto do frio, da neve ou da poeira, mas logo elas caíram nas graças dos montanhistas e escaladores. Essa peça do vestuário leve e compacta possui várias utilidades e pode te dar mais conforto durante uma escalada ou em alta montanha.

bandanas sendo usada como máscara para proteger a boca do frio.

Mas como surgiu a famosa Buff uma das marcas mais queridas de bandanas?  O primeiro produto da marca foi desenvolvido em 1991 por Joan Rojas, fundador da empresa na Espanha. Rojas iniciou sua carreira produzindo golas e punhos para camisetas de futebol.  Então, ele aproveitou os seus conhecimentos em tricô para fazer uma peça para proteger seu pescoço do frio durante uma viagem. Assim nasceu as Buffs Multi Funcional Headwear. Buff é uma abreviação da palavra bufanda que significa cachecol em espanhol.

Investindo em tecnologias

Com o sucesso da peça, o empresário buscou aperfeiçoa-la buscando novos tecidos como a microfibra que era resistente à umidade e ao vento e ao mesmo tempo respirável. Em seguida desenvolveu um processo de fabricação realizado em um tear que permite que a peça tenha uma construção sem costuras. Assim, as bandanas tubulares tornaram-se mais confortáveis e duráveis.

Uma peça versátil para o dia dia na montanha ou na cidade.

Mais tarde, seguindo uma tendência de mercado, a marca inovou com as impressões em sublimação. Isso tornou possível estampar inúmeros desenhos e cores sem perder a qualidade ou desbotar com o tempo.

Com o passar dos anos a empresa espanhola também investiu em qualidade e novas tecnologias para seus produtos. Atualmente, eles possuem tecidos técnicos com tratamentos especiais como Coolmax (que secam rapidamente) e o Polygeine (que mantém a peça livre de bactérias e maus odores).

Hoje a marca possui inúmeros modelos de bandanas, gorros, balaclavas e até bonés que atendem as demandas tanto para o frio como para o calor. Também há produtos para homens, mulheres, crianças e até a linha pet para não deixar ninguém de fora.

As bandanas são muito usadas em diversas atividades outdoor.

Como usar?

As bandanas tubulares podem ser usadas de diversas formas, seja como cachecol, gorro, balaclava, lenço de cabeça e aquilo que a imaginação permitir. Além de proteger do frio, as bandanas podem ser usadas em alta montanha para evitar que a transpiração da boca embasse os óculos. Elas também ajudam abrigar a sua pele do sol, e é uma ótima forma de manter o cabelo preso. Veja no vídeo maneiras práticas de utilizar uma Buff:

:: Leia mais sobre a história da Buff: Lojas Alta Montanha traz marca Buff para o Brasil

fonte: BuffWear 

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário