Aberta as inscrições para o Mosquetão de Ouro 2023

0

o Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) abriu as inscrições para o prêmio Mosquetão de Ouro. Assim, a partir de hoje, 05/04, até o dia 20/04 é possível indicar montanhistas brasileiros que tenham se destacado em suas aventuras ou realizado grandes feitos. A premiação é também uma celebração à paixão, ao espírito, aos valores e aos feitos do montanhismo brasileiro.

Troféu da primeira edição do Mosquetão de Ouro

As indicações devem ser feitas por um questionário rápido e intuitivo. São sete categorias tanto para realizações individuais ou de pequenos grupos, como para instituições que atuaram em prol do montanhismo no ano de 2022.  A categoria Montanhismo Brasil busca premiar atividades realizadas em trilhas, travessias e feitos de montanhismo em território Brasileiro. No entanto,  a categoria Altas Montanhas premiará o feito realizado em montanhas acima de 3.000m.

Entre as atividades de escalada técnica existem duas categorias: a categoria de Escalada para a escalada de aventura, realizada em livre e artificial, em rocha, mista ou gelo, big wall e conquistas; e a categoria Escalada Esportiva, para a solução de problemas de boulder, psicoblok e encadenamento de vias esportivas. Essas quatro categorias irá premiar feitos realizados entre 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

::Leia também: Vencedores e curiosidades do Prêmio Mosquetão de Ouro

Também existem as categorias que premiarão ações em prol da montanha e personalidades que dedicaram suas vidas ao montanhismo. São elas: Montanhismo e Sociedade que premia pessoas cujas ações ajudaram a preservar os valores do montanhismo, bem como o seu desenvolvimento e organização; Montanhismo e ação local que premia pessoas e instituições que realizaram importantes ações, de caráter local, para o desenvolvimento do montanhismo ou para a conservação ou recuperação de áreas de montanhas; bem como a categoria Vida na Montanha para contemplar montanhistas, em vida, pelo conjunto da sua obra, suas realizações e dedicação ao montanhismo.

A comissão de avaliação irá analisar o estilo de ascensão, o respeito ao meio ambiente, o espírito de exploração, entre outros pontos inerentes ao montanhismo. No entanto, o principal objetivo do prêmio é “incentivar o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, da abertura de trilhas e de vias de escalada, e das ações desenvolvidas em favor do esporte e das montanhas”.

Indique alguém

E você, conhece alguém que se destacou no montanhismo no ano de 2022? Aproveite também para conferir o Portal Alta Montanha e relembrar os principais feitos ocorrido durante o ano.

Link da página para indicações” https://rionasmontanhas.com/indicacao-do-mosquetao-de-ouro/

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário