Um escalador burlou o sistema de segurança do ponto turístico mais famoso de Paris, na França, e escalou a Torre Eiffel nessa quinta-feira (17/08). Após chegar próximo ao topo da torre, com aproximadamente 330 metros de altura, o homem saltou de paraquedas e pousou no Estádio Émile Anthoine, que fica a pouco mais de 300 metros de distância. A identidade do escalador ainda não foi revelada.
Ele entrou no monumento por volta das 5 horas da manhã, quando ainda estava fechado para o público e alcançou o topo subindo pelo pilar leste com uma mochila nas costa. Mas a aventura acabou mal para o escalador. Ele foi preso sob a alegação de colocar a vida dele e de outras pessoas em risco. “Esse tipo de ação irresponsável coloca em risco as pessoas que trabalham no local ou embaixo dela”, disse o porta-voz da Société d’Exploitation de la tour Eiffel, empresa que administra o local.
Além do escaldor, outros dois episódios mudaram a rotina da Torre Eiffel esse mês. Em 12/08, alertas falsos de bomba forçaram a evacuação duas. Além disso, dois turistas americanos bêbados foram encontrados dormindo na madrugada de segunda-feira (14/08) na Torre Eiffel. Eles haviam entrado no local no dia anterior.
Em nenhum das ocasiões foram registrados danos a estrutura do local.