Um incêndio destruiu a vegetação do cume da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, no início da tarde de hoje, 07/12. O Corpo de Bombeiros do quartel do Alto da Boa Vista foi acionado por volta das 12h30. Ainda não se sabe as causas do incêndio.
Um helicóptero foi utilizado para levar os bombeiros até o cume da montanha. Uma foto divulgada pela corporação mostra a região da Cabeça do Imperador avassalada pelo fogo. A vegetação do cume é constituída de campos de altitude com diversas espécies de capins e pequenos arbustos que sobrevivem em um solo raso e ao intenso calor da capital do Rio.
A Pedra da Gávea é um dos cartões postais da cidade maravilhosa. Milhares de montanhistas chegam ao seu cume todos os anos pela trilha ou escalando as suas íngremes encostas de granito. Com 844 metros de altitude essa é considerado o maior monolito a beira mar do mundo. Por conta de sua localização e altura ela foi muito utilizada pela navegação, que deu a origem do seu nome. Segundo historiadores, o Capitão Gaspar de Lemos comparou o formato da montanha ao cesto da gávea, que era o posto de observação no mastro mais alto da embarcação, e assim surgiu o nome. Somente a partir de 1830 a montanha começou a ser explorada por montanhistas.
Não é a primeira vez que a montanhaEm 2021 um incêndio de grandes proporções atingiu uma região de difícil acesso do monólito e só foi extinto com o auxilio de helicópteros. Na época, a suspeita era que a queda de um balão causou o incêndio.