A Outward Bound Brasil tem o prazer de anunciar Aretha Duarte como sua nova Embaixadora para o Programa Social Azimute. Aretha Duarte, renomada alpinista e que em 2021 foi a primeira negra latino-americana a alcançar o cume do Monte Everest, traz sua paixão pela superação e empoderamento para esta iniciativa dedicada a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Como Embaixadora do Programa Azimute, Aretha traz sua experiência e seu compromisso com o empoderamento de comunidades, um compromisso conjunto de promover o potencial humano e criar oportunidades significativas para aqueles que mais precisam.
O programa Azimute é focado em jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente em grandes centros urbanos. O projeto busca apoiar estes jovens na superação de seus desafios na vida e no trabalho, oferecendo-lhes a oportunidade de fortalecer suas competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas, inspirando a desenvolverem seus projetos de vida, tudo isso durante a educação experiencial na natureza.
Azimute significa “ponto no horizonte” e é sinônimo de rumo e direção. É o nome que se dá quando a bússola é ajustada de acordo com as coordenadas que se deseja seguir durante uma expedição. Essa analogia define este projeto: Uma proposta que visa oferecer ao jovem uma oportunidade de refletir sobre e desenvolver seus rumos, seus projetos de vida, sua atuação na comunidade em que vive.
Aretha Duarte é uma pessoa inspiradora no cenário esportivo e socioambiental brasileiro. Seu feito histórico no Monte Everest em 2021 não apenas quebrou barreiras como também inspirou milhares no Brasil e ao redor do mundo. Por ser uma mulher negra e moradora de periferia, Aretha precisou encontrar formas de conseguir arrecadar fundos para realizar a expedição ao Everest. Ao todo, foram 130 toneladas de materiais recicláveis recolhidos por ela, que ajudaram a arcar com um terço dos custos da viagem e o restante patrocinado por marcas que acreditaram no seu propósito. “A gente nasceu para ser grande” A empreendedora desenvolveu ainda o conceito de transformar a sigla PIB, tradicionalmente usada para se referir ao Produto Interno Bruto do país em Poder Interno Bruto, que seria o potencial de sonhar e realizar.
Fundada com a missão de proporcionar experiências transformadoras através da educação experiencial ao ar livre, a Outward Bound está presente em mais de 35 países, e é reconhecida por seus programas que promovem o desenvolvimento pessoal e socioemocional de crianças, adolescentes e adultos. Com uma abordagem prática e dinâmica, a organização oferece expedições que não apenas ensinam habilidades técnicas, mas também fortalecem a resiliência, liderança e trabalho em equipe.
Para conhecer mais sobre a OutWard Bound Brasil e contrinuir, clique aqui.