Um jovem de 24 anos foi resgatado por um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA) na manhã de 10/02, após cair de uma altura de aproximadamente 10 metros no Morro do Anhangava, em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba.
De acordo com o BPMOA, o acionamento para o socorro ocorreu por volta das 11h00. A vítima teria escorregado de uma pedra, sofrendo diversos ferimentos. Segundo informações preliminares, ele também lesionou a perna e ficou impossibilitado de se locomover por conta própria.
Devido à localização de difícil acesso, não havia possibilidade de resgate terrestre, tornando necessária a intervenção do helicóptero Falcão 04. Ao chegar ao local, a equipe de socorro identificou a necessidade de utilizar a técnica de rapel para permitir que os profissionais de saúde prestassem o atendimento inicial à vítima. Após ser imobilizado em uma maca, o jovem foi retirado do local utilizando a técnica McGUIRE, um procedimento de extração de carga viva empregado em situações de resgate em áreas de difícil acesso.
O rapaz foi transportado estabilizado para o Hospital do Trabalhador. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o seu estado de saúde.
O Anhangava é uma das montanhas mais visitadas por trekkers e aventureiros da região de Curitiba. A proximidade com a cidade e o baixo nível de dificuldade faz com que muitas pessoas busquem essa montanha que também é considerada o campo escola de escalada na região. No entanto, há alguns trechos expostos como as escadas e as rampas que dão acesso ao cume em que os montanhistas e outros visitantes devem redobrar os cuidados.