Primeira Licença de Escalada do Everest desse ano é Brasileira

0

Agora é oficial. O montanhista brasileiro Waldemar Niclevicz e sua equipe são os primeiros do mundo a receber a permissão para escalar o Monte Everest nesta temporada. A autorização foi assinada e concedida no dia 30/03, garantindo à equipe liderada por Niclevicz em parceria com a Soul Outdoor o direito de tentar a ascensão da montanha mais alta do mundo.

Equipe reunida em Kathmandu, no Nepal. Foto: Waldemar Niclevicz

A expedição conta com os brasileiros Waldemar Niclevicz, Pedro Hauck, Samuel Figueiredo e Pedro Augusto Cirino, além do venezuelano naturalizado brasileiro, Fredy Albeiro Rangel. A iniciativa também recebe o apoio da empresa 8K. Essa expedição é uma comemoração dos 30 anos da conquista brasileira do Everest, quando o próprio Niclevicz, ao lado de Mozart Catão chegou ao topo do mundo carregando a bandeira verde e amarela.

Um veterano no comando

Niclevicz assume a liderança da expedição junto com Pedro Hauck. Ambos compartilharam um pouquinho da sua experiência com os demais participantes para chegar ao topo do mundo.

Além de ser o primeiro brasileiro a chegar ao cume do Everest em 1995, Niclevicz repetiu o feito de ser o primeiro no K2 em 2000. Ele também foi o primeiro brasileiro a completar o circuito dos Sete Cumes e é o único não europeu a escalar todos os picos de 4 mil metros dos Alpes. Ao longo de sua carreira, liderou expedições pelos Andes, Alpes e Himalaia. Trinta anos depois de sua primeira conquista no Everest, ele retorna como veterano para essa nova empreitada.

A primeira licença da temporada é brasileira. Foto: Waldemar Niclevicz

Pedro Hauck, guia auxiliar da expedição, é um montanhista experiente e respeitado. Natural de Itatiba-SP e residente em Curitiba-PR, é geógrafo pela UNESP e mestre em Geografia Física pela UFPR. Como sócio da Soul Outdoor e da AltaMontanha, Hauck se destaca como guia de montanha e instrutor de escalada. Ele já escalou mais de 159 montanhas acima de 4 mil metros, incluindo o Manaslu com 8 mil metros no Himalaia. Ele também foi o primeiro brasileiro a escalar o Pico Spantik 7.027 m, no Paquistão e é o montanhista do Brasil com maior número de cumes acima de 6 mil metros nos Andes, registrando 64 montanhas diferentes em toda a Cordilheira dos Andes, fora as repetições.

Os Desafios da Expedição

A equipe também conta com Samuel Figueiredo, personal trainer que tem focado no preparo físico para o Everest nos últimos meses. Pedro Augusto Cirino e Fredy Albeiro Rangel possuem vasta experiência em montanhas de altitude, tendo escalado o Aconcágua no início deste ano.

Esta temporada de escalada promete ser histórica para o Brasil, com um recorde de 16 brasileiros registrados para tentar alcançar o cume do Everest. A lista de alpinistas inclui:

  1. Waldemar Niclevicz
  2. Carlos Santalena
  3. Leo Rodriguez
  4. Murilo Vargas
  5. Decio Gomes
  6. Pedro Hauck
  7. Pedro Cirino
  8. Leonardo Pena
  9. Roberto Lucchese
  10. Freddy Rangel
  11. Samuel Figueiredo
  12. Pedro Barcia
  13. Rodrigo Xavier
  14. Tiago Toricelli
  15. Adalberto Neto
  16. Dudu Cotrim

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário