Agora é oficial. O montanhista brasileiro Waldemar Niclevicz e sua equipe são os primeiros do mundo a receber a permissão para escalar o Monte Everest nesta temporada. A autorização foi assinada e concedida no dia 30/03, garantindo à equipe liderada por Niclevicz em parceria com a Soul Outdoor o direito de tentar a ascensão da montanha mais alta do mundo.
A expedição conta com os brasileiros Waldemar Niclevicz, Pedro Hauck, Samuel Figueiredo e Pedro Augusto Cirino, além do venezuelano naturalizado brasileiro, Fredy Albeiro Rangel. A iniciativa também recebe o apoio da empresa 8K. Essa expedição é uma comemoração dos 30 anos da conquista brasileira do Everest, quando o próprio Niclevicz, ao lado de Mozart Catão chegou ao topo do mundo carregando a bandeira verde e amarela.
Um veterano no comando
Niclevicz assume a liderança da expedição junto com Pedro Hauck. Ambos compartilharam um pouquinho da sua experiência com os demais participantes para chegar ao topo do mundo.
Além de ser o primeiro brasileiro a chegar ao cume do Everest em 1995, Niclevicz repetiu o feito de ser o primeiro no K2 em 2000. Ele também foi o primeiro brasileiro a completar o circuito dos Sete Cumes e é o único não europeu a escalar todos os picos de 4 mil metros dos Alpes. Ao longo de sua carreira, liderou expedições pelos Andes, Alpes e Himalaia. Trinta anos depois de sua primeira conquista no Everest, ele retorna como veterano para essa nova empreitada.
Pedro Hauck, guia auxiliar da expedição, é um montanhista experiente e respeitado. Natural de Itatiba-SP e residente em Curitiba-PR, é geógrafo pela UNESP e mestre em Geografia Física pela UFPR. Como sócio da Soul Outdoor e da AltaMontanha, Hauck se destaca como guia de montanha e instrutor de escalada. Ele já escalou mais de 159 montanhas acima de 4 mil metros, incluindo o Manaslu com 8 mil metros no Himalaia. Ele também foi o primeiro brasileiro a escalar o Pico Spantik 7.027 m, no Paquistão e é o montanhista do Brasil com maior número de cumes acima de 6 mil metros nos Andes, registrando 64 montanhas diferentes em toda a Cordilheira dos Andes, fora as repetições.
Os Desafios da Expedição
A equipe também conta com Samuel Figueiredo, personal trainer que tem focado no preparo físico para o Everest nos últimos meses. Pedro Augusto Cirino e Fredy Albeiro Rangel possuem vasta experiência em montanhas de altitude, tendo escalado o Aconcágua no início deste ano.
Esta temporada de escalada promete ser histórica para o Brasil, com um recorde de 16 brasileiros registrados para tentar alcançar o cume do Everest. A lista de alpinistas inclui:
- Waldemar Niclevicz
- Carlos Santalena
- Leo Rodriguez
- Murilo Vargas
- Decio Gomes
- Pedro Hauck
- Pedro Cirino
- Leonardo Pena
- Roberto Lucchese
- Freddy Rangel
- Samuel Figueiredo
- Pedro Barcia
- Rodrigo Xavier
- Tiago Toricelli
- Adalberto Neto
- Dudu Cotrim