A brasileira Anja Köhler voltou a colocar o Brasil entre os destaques da elite da escalada esportiva internacional ao garantir vaga na semifinal da etapa de Wujiang, na China, válida pela Série Mundial de Escalada 2026 — competição anteriormente conhecida como Copa do Mundo da IFSC.
A classificação aconteceu na disputa da modalidade guiada, uma das mais tradicionais da escalada esportiva, em que os atletas precisam alcançar o ponto mais alto possível de uma via dentro do tempo limite. Anja terminou a fase classificatória entre as 24 melhores competidoras da etapa, avançando para a semifinal em um evento que reúne algumas das principais escaladoras do mundo.
O resultado ganha ainda mais importância por marcar a estreia internacional da atleta na temporada 2026. Além disso, esta foi a segunda semifinal internacional conquistada por Anja em menos de um ano, consolidando seu nome como um dos principais da escalada esportiva brasileira na atualidade.
Etapa Wujiang
A etapa de Wujiang integra o principal circuito internacional da modalidade e distribui pontos importantes para o ranking mundial, que também faz parte do caminho de classificação olímpica rumo aos Jogos de Los Angeles 2028. A edição de 2026 marca ainda uma nova fase do circuito, agora rebatizado oficialmente como World Climbing Series após a mudança de nome da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).
A competição terminou com vitórias da norte-americana Annie Sanders e do japonês Neo Suzuki, após finais marcadas por equilíbrio e emoção até os últimos movimentos.
No feminino, a decisão foi protagonizada por Sanders e pela eslovena Janja Garnbret, multicampeã mundial e olímpica. As duas atletas chegaram praticamente empatadas ao trecho final da via e acabaram caindo no último movimento da escalada.
Com ambas registrando pontuação acima de 43 pontos, o desempate foi definido pelo desempenho nas semifinais, garantindo o ouro para Sanders e a prata para Garnbret. Já o bronze ficou com a sul-coreana Chaehyun Seo.
“Eu sabia que estava bem apertado. Fiquei olhando para o relógio e esperando o resultado, pois precisava recuperar o máximo de energia possível, e estou feliz por ter conseguido”, afirmou Sanders após a vitória.
No masculino, o japonês Neo Suzuki garantiu o ouro e abriu a temporada no topo do pódio, consolidando-se como um dos destaques da nova geração da escalada esportiva internacional.
No masculino, o japonês Neo Suzuki garantiu o ouro e abriu a temporada no topo do pódio, consolidando-se como um dos destaques da nova geração da escalada esportiva internacional. Já a medalha de prata ficou com o espanhol Alberto Ginés López. Enquanto o sul-coreano Dohyun Lee, ficou com o bronze.











