Rosier Alexandre deve abandonar o Everest

0

Montanhista cearense está no Acampamento 2 junto com Fátima Williamson. Comunicado dado pelo líder da expedição do brasileiro, Garrett Madison, dá conta que ele deverá ser evacuado em Helicóptero. É a segunda vez que Rosier tenta escalar o Everest. No ano passado ele teve que desistir por conta de outra avalanche e do fim prematuro da temporada.

 
Tudo leva a crer que a temporada do Everest vai ser finalizada prematuramente como no ano passado. Contabilizado 22 mortes no acampamento base da montanha e a total destruição da rota aberta pelos Sherpas pela cascata de gelo do Khumbu, há poucas chances que as expedições comerciais tenham condições de continuar.
 
Rosier Alexandre, montanhista cearense que está no Everest pela segunda vez dá conta que será evacuado em helicóptero da montanha. Ele está junto com sua expedição no acampamento 2 da montanha há 6400 metros de altitude, mas devido à avalanche ficou ilhado, com pouca comida e quase sem comunicação.
 
Se esta previsão se confirmar, Rosier novamente será impedido de escalar a montanha por conta de uma tragédia. Seu filho, Davi Saraiva, que estava no acampamento base, já está em Gorak Shep, um vilarejo mais abaixo no vale do Khumbu. A médica que trabalhava em sua expedição faleceu nas avalanches.
 
Veja abaixo na íntegra o comunicado publicado pela assessoria de imprensa de Rosier sobre sua situação no Everest:
 
"Aqui é Garrett Madison ligando do Campo 2. Decidimos agrupar a equipe no Campo 2 no Monte Everest.
O Campo 1 foi atingido intensamente enquanto nós estávamos escalando.
Felizmente conseguimos chegar ao Campo 2. O Campo Base foi destruído e a médica Eve Girawong, faleceu.
Estamos no Campo 2, mas as coisas não estão fáceis. Estamos com pouca comida, sem baterias e temos que descer. Não há rota pelo Khumbu Ice Fall.
Enviamos uma equipe para verificar e voltaram sem sucesso de passagem, não vamos tentar novamente.
Nesse momento nossa única opção é descer de helicóptero resgate. Nosso plano é descer para o campo 1 amanhã cedo e aguardar um bom clima para o resgate através de helicóptero.
Assim vamos nos reunir com os outros membros sobreviventes da nossa equipe. Nosso coração está com a família de Eve Girawong.
Ela era muito amada e uma grande adição a nossa equipe. Sentiremos sua falta. Obrigado, eu entrarei com contato em breve.
Todos os nossos sobreviventes Everest 2015 estão bem. Aqui está uma atualização em seus locais atuais:
No Everest Acampamento 2:
Alan Arnette
Andrea Cordona
Ankur Bahl
Haley Ercanbrack
Joe Ashkar
Karl Nesseler
Koei Kasamatsu
Louis Carstens
Masayuki Hatakeyama
Rosier Alexandre
Vibeke Andrea Sefland
Billy Nugent
Conan Bliss
Fred Alldredge
Garrett Madison
Em Gorak Shep:
Davi Souto Saraiva
Ronald Nissen
Michael Churton
Randall Ercanbrank
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário