Rosier Alexandre foi evacuado do Everest

0

O montanhista cearense Rosier Alexandre, que estava a 6400 metros de altitude no Everest no momento do terremoto, foi resgatado por helicópteros e está em Gorak Shep com seu filho.

Com a melhora no tempo no Everest, os helicópteros entraram em ação e resgataram os montanhistas que estavam isolados acima da cascata de gelo do Khumbu, dentre eles os brasileiros Rosier Alexandre e Fátima Williamson que estavam no acampamento 2 do Everest no momento em que houve o terremoto que sacudiu o Nepal.
 
Os brasileiros tiveram que descer de 6400 metros para 5900, onde o helicóptero pousou para fazer o resgate. Foram várias viagens até que todos pudessem ser removidos.
 
Rota na cascata de gelo
 
A boa notícia é que rota na cascata de gelo do Khumbu, considerado a ponto mais perigoso do nepalês da montanha , está lá. A informação é do guia norte americano Dan Mazzur, que também dá as más notícias: Apesar das cordas estarem lá, há muitos pontos em que elas estão avariadas e também os Sherpas, que montam estas estruturas, não estão mais no Everest.
 
Com o terremoto, os Sherpas que trabalham para os ocidentais na montanha correram para seus vilarejos para ajudar seus familiares e verem os estragos. Em Namche Bazaar, considerada a “capital” dos Sherpas houve várias casas avariadas.
 
Futuro da temporada
 
Contudo não se sabe o futuro desta temporada. Há um desanimo geral e luto pelas vítimas. 
 
Rosier, que no ano passado foi impedido de tentar a montanha por conta de outra avalanche que matou 16 sherpas, pode ser obrigado a ter que retornar ao Brasil novamente. No entanto não temos nenhuma informação sobre o futuro de sua expedição na montanha mais alta do planeta.
 
Veja mais:
 
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário