A importância da certificação UIAA em equipamentos de escalada

1

A escalada é um esporte que traz muitos benefícios para a saúde. Além do aumento da força e da resistência, a atividade também é desestressante, trabalha a autoconfiança, a autoestima, bem como ajuda a melhorar a concentração. Todavia, a escalada é um esporte realizado que oferece risco também. E para minimizar esses riscos é importante ter além do preparo físico, os equipamentos adequados.

As cordas, mosquetões, cadeirinhas e outros equipamentos utilizados na escalada devem ter um certificado de qualidade, que garantem que aquele equipamento foi testado e aprovado por um órgão ou instituição. Isso irá garantir a segurança do escalador durante a escalada e principalmente em casos de quedas. Mas ainda há muitas dúvidas acerca de quais instituições fornecem essa certificação.

Certificação: CE e UIAA

Os principais certificados de equipamentos comercializados no Brasil são o CE (European Comission) e o UIAA (Union Internationale des Associations d’Alpinisme).O CE é um selo usado amplamente nos países Europeus que indica que aquele produto está em conformidade com as normas de segurança, saúde e proteção ao meio ambiente. Quase todos os produtos comercializados lá possuem esse selo, desde liquidificadores e brinquedos, até os equipamentos de escalada. Seria como um selo no Inmetro aqui no Brasil. E como muitos dos equipamentos de escalada que usamos tem origem europeia, é muito fácil encontrar esse selo em uma cadeirinha ou mosquetão.

As certificações estão presentes na etiqueta do produto e em alguns casos no próprio equipamento.

No entanto esse selo não garante que o equipamento foi testado em condições de escalada. Por isso, é sempre bom estar atento e optar por equipamentos que possuem a certificação UIAA também. Esse é o único selo que certifica a qualidade e a confiabilidade de equipamentos de montanhismo e escalada. Além de especifico para a atividade de escalada o UIAA possui padrões de segurança que são mais rígidos até mesmo que da CE, ele é fornecido por uma Comissão de Segurança UIAA.

:: Leia também: Certificações de freios de escalada

Caso você esteja procurando mosquetões de escalada, na hora da comprar além de observar o modelo, o peso e a cor, não se esqueça de checar quais certificações possui. Assim como quando você for adquirir cordas, cadeirinhas, fitas ou qualquer outro equipamento de escalada. Afinal, a sua vida dependerá daquele equipamento.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário