A importância da certificação CE e UIAA em equipamentos de escalada

1

A escalada é um esporte que traz muitos benefícios para a saúde. Além do aumento da força e da resistência, a atividade também é desestressante, trabalha a autoconfiança, a autoestima, bem como ajuda a melhorar a concentração. Todavia, a escalada é um esporte realizado que oferece risco também. E para minimizar esses riscos é importante ter além do preparo físico, os equipamentos adequados.

As cordas, mosquetões, cadeirinhas e outros equipamentos utilizados na escalada devem ter um certificado de qualidade, que garantem que aquele equipamento foi testado e aprovado por um órgão ou instituição. Isso irá garantir a segurança do escalador durante a escalada e principalmente em casos de quedas. Mas ainda há muitas dúvidas acerca de quais instituições fornecem essa certificação.

Certificação: CE e UIAA

Os principais certificados de equipamentos comercializados no Brasil são o CE (Comissão Europeia) e o UIAA (Union Internationale des Associations d’Alpinisme).
O CE é um selo usado amplamente nos países Europeus que indica que aquele produto está em conformidade com as normas de segurança, saúde e proteção ao meio ambiente as EN (Euro Norms). Quase todos os produtos comercializados lá possuem esse selo, desde liquidificadores e brinquedos, até os equipamentos de escalada. Seria como um selo no Inmetro aqui no Brasil.
Como muitos dos equipamentos de escalada que usamos tem origem europeia, é muito fácil encontrar esse selo em uma cadeirinha, corda ou mosquetão, além da informação sobre que norma aquele produto atende, por exemplo “EN12275:2013” (Norma para mosquetões de escalada atualizada em 2013). Ao lado do selo CE normalmente está gravado um número com 4 dígitos que indicam qual laboratório que emitiu o laudo para o fabricante, por exemplo: “CE 0123”.

Além do selo CE, podemos encontrar também o selo UIAA que também certifica a qualidade e a confiabilidade de equipamentos de montanhismo e escalada, aliás, as normas europeias foram baseadas justamente nesta certificação quando foram criadas.
Alguns fabricantes optam por submeter seus equipamentos apenas a certificação UIAA, outros apenas as normas CE-EN e alguns que desejam agregar mais valor a seu produto possuem os dois selos.

Abaixo estão listadas algumas normas europeias relacionadas a equipamentos de escalada:

Cadeirinhas

UIAA 105
EN 361 – Cadeirinha completa
EN 813 – Cadeirinha para pernas e cintura

Capacetes

UIAA 106
EN 12492 e EN 397 – Proteção contra impactos

Cordas e Fitas

EN 892 e UIAA 101 – Corda  dinâmica capaz de suportar uma massa de 80kg em queda (55kg em cordas duplas) com um alongamento dinâmico de 40%, deve suportar 5 quedas sem romper-se, (cordas duplas são testadas como uma corda só, mas devem suportar 12 quedas sem romper-se. O alongamento estático deve ser <10% em cordas simples, <12% para cordas gêmeas e duplas.

EN 1891 e UIAA 107 – Corda Semi-Estática
EN 564 e UIAA 102 – Cordeletes
EN 566 e UIAA 104 – Fita Anel
EN 565 e UIAA 103 – Fita tubular por metro

Talabartes e Via-Ferrata

EN 354 – Talabartes; estes não são projetados para absorver energia, eles devem ser usados ​​em conjunto com um absorvedor de energia para travamento de queda.
EN 355 – Os absorvedores de energia devem ser usados ​​em conjunto com talabartes quando usados ​​para travamento de queda.
EN 958 e UIAA 128 – Absorvedores de energia do tipo Y, Via Ferrata, devem ser capazes de suportar uma queda de 80kg com um deslizamento (alongamento) de até 1,2m.

Dispositivos de segurança e descida

EN 341- Dispositivos de descida, por exemplo, Rig, Gri-Gri, Stop.
EN 12841- Dispositivos de ajuste de corda e trava-quedas, por exemplo, ID, Croll.
EN 567 e UIAA 126 – Bloqueadores, por exemplo, polias de tração, Ropeman
EN 12278 e UIAA 127 – Polias

Conectores

EN 12275 e UIAA 121 – Conectores usados ​​em montanhismo
EN 362 – Conectores usados ​​para posicionamento de trabalho e proteção contra quedas.
EN 569 e UIAA 122- Pitons
EN 595, UIAA 123 e 124 – Ancoragens Fixas (Chapeletas)

Neve / gelo

EN 893 e UIAA153 – Crampons
EN 13089 e UIAA 152 – Ferramentas para gelo (Piolets)
EN 568, UIAA 151 e UIAA 154 – Parafusos para Gelo

Já é possível encontrar em alguns mosquetões a marcação de uma norma ABNT, por exemplo, a NBR 1587:2020 que trata de “Equipamento de proteção individual contra queda de altura — Conectores”, mas estes mosquetões são destinados ao trabalho em altura.

As certificações estão presentes na etiqueta do produto e em alguns casos no próprio equipamento.

Para comprovar se realmente o produto que você comprou com selo UIAA é certificado, você pode consultar a Lista de Fabricantes que possuem registro de certificação.

Então quando você for comprar qualquer equipamento de escalada, além de observar o modelo, o peso e a cor, não se esqueça de checar se o equipamento possuí CE ou UIAA, ou ainda os dois selos, afinal a sua vida dependerá daquele equipamento.

:: Leia também: Certificações de freios de escalada

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário