Existem histórias que por mais tristes que sejam, devem ser relatadas, para que nos mostrem que nem mesmo pessoas que estão preparadas e habilitadas para a prática do montanhismo estão livres de incidentes, que muitas vezes podem terminar muito mal para os atletas.
Essa é a história de Gabriel Buchmann, o “Alexander Supertramp” brasileiro.
Gabriel, pelo que se sabe, acabou perdendo-se na descida quando escalava a montanha Mulanje no Maláui, na África. O triste incidente foi agravado pela chegada de uma forte frente fria, qual fez a temperatura desabar quase 20 graus em poucas horas.
O montanhista brasileiro tomou várias atitudes corretas, tanto para sair da montanha quanto para se proteger do frio, porém, infelizmente nenhuma conseguiu salvar sua vida.
O AltaMontanha à época, relatou em três notícias a fatalidade do Gabriel Buchmann, confira nos links abaixo:
Brasileiro Gabriel Buchmann desaparece em montanha africana
Corpo de montanhista brasileiro é encontrado na África
Peritos afirmam que brasileiro morreu de hipotermia na África
O vídeo, em que o relator Pedro Hauck expõe o ocorrido, conta com a participação especial de Pedro Menezes, que acompanhou o desenrolar dos fatos. Vale a pena assistir:
2 Comentários
Adorei o vídeo. Muito obrigado pelas orientações!
Prezado,
Excelente este relato sobre as circunstancias que levaram o caro Gabriel ah morte, em particular identificando os pontos em que as decisões tomadas levaram ao fim trágico.
Na engenharia é conhecido que TODOS OS ACIDENTES SÃO CAUSADOS POR UMA SUPERPOSIÇÃO DE CAUSAS. A história de Gabriel – infelizmente – confirma essa máxima.
Parabéns pelo vídeo.
Abs,
André Rívola