Adam Ondra anuncia aposentadoria das competições de boulder

0

O escalador tcheco Adam Ondra, considerado um dos maiores nomes da história da escalada esportiva, anunciou sua aposentadoria das competições internacionais de boulder. O anúncio aconteceu durante a etapa da Copa do Mundo em Praga, realizada em sua terra natal, onde ele encerrou sua participação conquistando o 15º lugar.

Adam Ondra competindo no campeonato de Boulder pela última vez. Foto: Petr Chodura @pet.phot

Ondra está com 32 anos e  já vinha limitando sua participação nos últimos anos, competindo apenas nas etapas sediadas na capital tcheca em 2024 e 2025. A decisão foi compartilhada em uma publicação emocionante intitulada “A Última Dança do Bouldering”, em que o atleta explicou seus motivos:

“Sinceramente, eu não esperava me emocionar, mas me emocionei. Foi uma experiência maravilhosa. Sou muito grato por ter chegado às semifinais e por ter aproveitado a atmosfera, apesar da chuva e do vento constantes. Decidi competir pela minha torcida e estou feliz por ter tomado essa decisão. Minha família torceu por mim, incluindo minha esposa Iva e meu filho Hugo, e isso significa muito para mim.”

Torcida especial da família do atleta. Foto: Foto: Petr Chodura @pet.phot

O campeão mundial escalando e se divertindo. Foto: Foto: Petr Chodura @pet.phot

Ondra também refletiu sobre as mudanças que as competições de boulder vêm passando nas últimas décadas, tornando-se bastante diferentes dos desafios que o inspiraram no início de sua carreira. “A vida continua, e estou muito curioso para ver que direção o boulder competitivo tomará. A nova geração é louca e muito divertida de assistir”, revelou.

Adam Ondra se despede do circuito internacional de boulder com uma trajetória de respeito. Estreou nos pódios em 2009, com um terceiro lugar na etapa de Hall, na Áustria, e acumulou, desde então, 21 pódios internacionais. Entre seus maiores feitos estão:

  • Campeão Mundial em Munique (2014)
  • Vice-campeão nos Mundiais de Arco (2011) e Paris (2016)
  • Campeão geral da Copa do Mundo de Boulder em 2010, com três vitórias e dois segundos lugares na temporada
  • Vice-campeão da Copa do Mundo em 2019 e terceiro colocado em 2015 e 2021
  • Seu último pódio foi o segundo lugar em Praga, em 2023

O único título que lhe escapou foi o do Campeonato Europeu, onde ficou duas vezes com a prata (2010 e 2015) e uma vez com o bronze (2022).

Competições de Dificuldade (guiadas)

No entanto os fãs de Ondra podem ficar tranquilos. Apesar da despedida do boulder, Ondra deixou claro que sua carreira nas competições ainda não acabou. Ele continuará competindo na modalidade dificuldade (ou guiadas como chamamos no Brasil), incluindo a próxima etapa da Copa do Mundo em Praga, em 2026, e tem como objetivo representar sua cidade natal, Brno, que se prepara para receber o Campeonato Mundial de Escalada e Paraescalada em 2027.

“A ótima notícia é que no ano que vem a Copa do Mundo também será em Praga, e na escalada de dificuldade, na qual ainda pretendo lutar por medalhas”, revelou o atleta.

Além das competições, o legado de Adam Ondra também segue fora dos ginásios, nas falésias e paredes ao redor do mundo, onde ele continua superando os limites do esporte.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.