Muitos escaladores ficam abismados ao ver os feitos em solo de Alex Honnold. Se você é um daqueles que sempre se pergunta: imagine se vem uma chuva no meio dessa parede, o que ele vai fazer? Nesse final de semana ele respondeu na prática: Continuar escalando!
O americano escalou em solo a via Thaw’s not Houlding Wright (900 m, 6b+), um sétimo grau brasileiro, na Agulha de La S no conjunto Fitz Roy. Até ai nenhuma novidade, uma vez que Honnold ficou famoso ao solar o icônico El Capitan em Yosemite e tem diversas outras conquistas em seu currículo. Porém, dessa vez a aventura em solo teve um ingrediente a mais, a chuva e a neve.
Escalada na Agulha de La S
Honnold contou em seu instagram que a intenção era apenas dar uma volta pelas montanhas e talvez escalar alguma coisa. Quando saiu de El Chatén o dia estava ensolarado e ele decidiu ir até a Agulha de La S ver como estavam as vias. Entretanto, quando estava no meio da parede, o tempo virou e começou a chover com ventos muito fortes.
“A maior parte do percurso de aproximação foi ensolarado (com chuva), mas depois de subir os primeiros 600 metros da agulha começou a nevar com bastante força e os ventos intensificaram-se. Mas nessa altura parecia mais fácil terminar a dura subida e descer a face leste do S do que subir agulha e caminhar de volta através do vale da Torre (o que é sempre uma abordagem trabalhosa)”, contou Honnold.
Após chegar ao cume, a descida foi mais fácil do que Honnold imaginava. Assim, ele concluiu a aventura chegando a El Chaltén cerca de 12 horas após ter iniciado a caminhada. No total foram quase 40 quilômetros de caminhada, 900 metros de escalada e um total de 2.300 metros de desnível.