Assista já: Documentário Montanhas Underground: Relatos do Escalador Ricardo “Rato” Baltazar

0

O Rato ou Ratinho foi um escalador brasileiro muito peculiar que ao longo de sua jornada cunhou seu estilo próprio de escalar e levar a vida. Foi escalador, montanhista, canionista, guia de ecoturismo, entre outras artimanhas que fazia para viver e manter fazendo aquele que amava: escalar. Tinha uma personalidade brincalhona e ao mesmo tempo misteriosa na qual não encontrava dificuldade para fazer amigos ou parceiros para escaladas.

Quem o conheceu recordará certamente de alguma maluquice e bagunças que costumava fazer em campings ou hostel, na qual sempre gerava boas risadas e histórias. Hoje, é difícil nas lembranças, separar o Ricardo escalador da lenda que se tornou. Pode-se dizer que sua história foi caótica e apaixonante. Uma rara personalidade que deixou saudade entre aqueles que encontrou. Entre seus feitos, é considerado o último, junto com o argentino Victorio Godoy, a escalar a tradicional Via do Compressor de Maestri, no Cerro Torre, em 2012, quando os canadenses sacaram os grampos originais.

O documentário é fruto dos trabalhos de pesquisa realizados para a obra literária Montanhas Underground: Histórias e Relatos do Escalador Ricardo “Rato” Baltazar, do historiador e escritor Frank Cardoso Lummertz, lançado em setembro de 2023 na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Realizado a partir de fotografias e vídeos deixados por Ricardo (muitos feitos com equipamentos amadores) foi possível montar esse documentário que agora chega ao público. Uma homenagem necessária e valiosa. O documentário no canal do youtube pode ser acessado pelo link:

A realização do livro e do documentário se deu através do Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura – Edição 2022, da Fundação Catarinense de Cultura, na qual o autor foi contemplado.

O livro pode ser adquirido através dos portais de vendas ou pelo contato @montanhas_underground

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário