Balin Miller faz a primeira ascensão solo da rota Slovak Direct no Denali

0

O alpinista americano Balin Miller enrrou para a história do montanhismo ao realizar a primeira escalada solo da icônica rota Slovak Direct, na face sul do Denali também chamado de monte McKinley (6.190 m), a montanha mais alta da América do Norte.

Balin Miller no Alaska. Foto: Redes Sociais

A escalada foi concluída em uma expedição de 53 dias nas geleiras da Cordilheira Central do Alasca. Natural de Anchorage, no próprio Alasca. Miller desafiou uma das linhas mais difíceis e temidas do Denali, completando a ascensão em cerca de 56 horas, das quais, segundo ele mesmo, passou 70% dormindo.

“Minha estadia de 53 dias na Cordilheira Central do Alasca está chegando ao fim. Minha escalada mais recente foi solo, a Slovak Direct. Momentos divertidos com muita pressão na Face Sul. Uma escalada mais relaxante de cerca de 56 horas, 70% das quais passei dormindo. Estou incrivelmente animado para o início do verão e para sair daquele inferno”, escreveu Balin em suas redes sociais.

A rota lendária foi inaugurada em 1984 pelos eslovacos Tono Krizo, Frantisek Korl e Blazej Adam. A Slovak Direct se consolidou como uma das rotas mais desafiadoras do Denali e de todo o montanhismo mundial. São aproximadamente 2.700 metros de ascensão vertical, classificada como Alasca VI, com trechos de até WI6+ (escalada em gelo) e M8 (escalada mista).

Miller durante escalada do Denali. Foto: Redes Sociais

Em mais de quatro décadas, a linha soma menos de 20 repetições, quase todas feitas por equipes altamente experientes e em estilo alpino. A rota foi palco de ascensões memoráveis, como a de Scott Backes, Steve House e Mark Twight, em 2000, que a completaram em 60 horas, e a impressionante travessia dos Giri-Giri Boys, em 2008, que conectaram três vias do Denali, incluindo a Slovak Direct.

Nos últimos anos, a rota passou a ser desafiada em estilos cada vez mais rápidos e leves, seguindo uma tendência mundial. Em 2022, Jackson Marvell, Alan Rousseau e Matt Cornell a completaram em 21 horas e 35 minutos, antes de o recorde ser batido no mesmo ano por Michael Gardner, Sam Hennessey e Rob Smith, com o tempo de 17 horas e 10 minutos.

Além do Denali, Miller tambem realizou uma escalada solo do pilar norte do Begguya (Monte Hunter) pela rota French Connection, pouco dias antes. E essa não foi sua única conquista notável no ano. Em janeiro de 2024, Balin completou a primeira repetição solo da lendária via Reality Bath, nas Montanhas Rochosas canadenses — uma linha que permaneceu sem repetições solo desde sua abertura, em 1988, por Mark Twight e Randy Rackliff.

Com apenas 23 anos Miller está se tornando um novo nome entre os grandes do alpinismo moderno. Sua combinação de resistência, técnica, criatividade e senso de humor evidencia o surgimento de uma nova geração que segue rompendo limites nas maiores paredes do planeta.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.