Barack e Michele Obama produzirão filme sobre Tenzing Norgay

0

Calma, parece estranho mas é isso ai. A produtora Higher Ground de Barack e Michele Obama, ex-presidente e ex-primeira-dama dos Estados Unidos irá produzir um novo filme sobre a vida de Tenzing Norgay. O filme será dirigido por Jennifer Peedom, que também foi responsável pelo premiado documentário Sherpa (2015), e será exibido pela Netflix. Ainda não há data de lançamento.

Famosa foto dos conquistadores do Everest: Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay

O filme terá formato de documentário e será uma adaptação da biografia publicada por Ed Douglas em 2003 na Nathional Geografic. Assim, a história de um homem simples, de origem humilde que foi criado por uma família de Sherpas e que ficou famoso no mundo todo ao atingir o cume do Everest pela primeira vez ao lado de Sir Edmund Hillary, em 1953, ganhará as telas.

::Leia também: Sessenta anos da conquista do Everest

De acordo com a produtora, o foco da empresa é “contar histórias que exemplifiquem os valores que os Obama defendem ao longo da vida”.  Jennifer, A diretora escolhida já tem experiência em retratar o mundo das montanhas e dos desafios humanos. Além do documentário Sherpa, ela também dirigiu o filme Solo (2008) sobre uma viagem de caiaque entre Tasmânia e a Nova Zelândia e o documentário Mountain (2017). Também participará da produção o filho de Tenzing, Norbu Tenzing Norgay, que será produtor executivo.

Tenzing Norgay

O Sherpa Tenzing Norgay conheceu o Everest aos 21 anos de idade em 1935, quando foi escolhido para ser o carregador em uma investida de Eric Shipton. A expedição não teve sucesso, mas 18 anos e seis tentativas depois Tenzing conseguiu chegar ao cume entrando para a história do montanhismo mundial.

Os dois parceiros de escalada Hillary e Norgay

Embora ele não tenha ficado tão famoso quando Hillary, o Sherpa foi condecorado pela a Rainha da Inglaterra com a Medalha George, pelo Rei do Nepal com a Ordem da Estrela do Nepal e a Índia o nomeou Padma Bhushan (o terceiro mais significativo prêmio civil da Índia). Assim, ele também foi homenageado com uma montanha no Nepal que recebeu o seu nome, o Pico Tenzing (7.916 m).

 

Gostou dessa história? Então conheça os produtos e equipamentos para montanha da Loja altamontanha.com e fique preparado para suas aventuras também!
Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário