A Seleção Brasileira de Paraescalada iniciou a temporada 2026 da World Climbing Para Series com pódio logo na primeira etapa do circuito internacional. A competição, organizada pela World Climbing, foi disputada entre os dias 15 e 16/05, em Salt Lake City, reunindo alguns dos principais nomes da paraescalada mundial.
O grande destaque da delegação brasileira ficou por conta de Marina Dias e Eduardo M. Schaus, que conquistaram as medalhas de ouro e bronze, respectivamente, nas categorias RP3 e AU2.
Atual campeã mundial e representante de Taubaté (SP), Marina Dias garantiu o título da categoria RP3 Feminina em uma final emocionante. A brasileira já havia demonstrado força nas classificatórias, realizadas em 15/05, ao avançar na liderança, superando a norte-americana Nat Vorel.
Na decisão, disputada em 16/05, Marina entrou na parede por último entre as finalistas e encontrou um cenário desafiador: Nat Vorel já havia alcançado o Top da via, obrigando a brasileira a completar a escalada para assegurar o ouro. Com uma apresentação segura e precisa, Marina chegou ao topo da via e confirmou a vitória. Nat Vorel ficou com a medalha de prata pelo critério de desempate, enquanto a alemã Lena Schoellig completou o pódio após alcançar a agarra 39+.
Além da conquista do ouro, Marina atingiu uma marca importante em sua carreira ao alcançar a décima medalha em etapas da World Climbing Para Series, consolidando-se como uma das principais referências internacionais da paraescalada brasileira.

Marina comemorando o primeiro lugar. Foto: Caleb Timmerman @worldclimbing
Outro resultado importante veio com Eduardo M. Schaus, que conquistou a medalha de bronze na categoria AU2 e garantiu sua segunda medalha em etapas da Copa do Mundo de Paraescalada. Classificado para a final na quarta colocação, o brasileiro foi o primeiro atleta a entrar na parede e alcançou a agarra 35+, estabelecendo uma marca importante logo no início da decisão.
Na sequência, o francês Anthony Guillen chegou apenas à agarra 32+, aumentando as chances de medalha para o brasileiro. Com o desempenho dos últimos finalistas, a expectativa tomou conta da delegação até a confirmação do bronze para Eduardo.

Pódio masculino da categoria AU2 . Foto: Caleb Timmerman @worldclimbing

Eduardo durante a escalada em Salt Lake City. Foto: @worldclimbing
Além dos pódios, a participação coletiva da equipe brasileira também foi celebrada. Em sua segunda participação no circuito internacional, o paranaense Leonardo Vilha conquistou a oitava colocação em sua categoria.
A etapa também marcou a estreia internacional de Lívia Flor na classe B2, representando a primeira participação brasileira da categoria em competições internacionais de paraescalada. Em sua estreia, a atleta encerrou a disputa na sexta colocação geral.
Outras estreias importantes foram as de Kauê de Morais, na categoria AL1, e Lucas Rodrigues D’Elly, na RP2. Em suas primeiras participações no circuito internacional, ambos terminaram na oitava colocação em suas respectivas categorias, somando experiência e reforçando o crescimento da presença brasileira em diferentes classes da modalidade.
A expectativa agora se volta para as próximas etapas do circuito, previstas para acontecer em Innsbruck e Laval.









