Brasileiro escala maior Boca de Caverna do mundo e entra para história em documentário inédito

0

Mais de 20h de escalada, 400m de cordas utilizadas, 500 movimentos de mãos, anos de estudos e semanas de abertura da via para a realização de um feito histórico: escalar a maior Boca de Caverna do mundo. Foi assim que o escalador Felipe Camargo agarrou o desejo de infância e, de bloco em bloco, eternizou uma conquista ao se conectar profundamente com a natureza e abrir uma das vias mais difíceis da América Latina, na Gruta Casa de Pedra, que fica no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), em Iporanga (SP), administrado pela Fundação Florestal.

Felipe Camargo escala maior Boca de Caverna do planeta e entra para a história da escalada no mundo (Crédito: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Esta conquista entre vales e montanhas se solidificou no novo documentário ‘Gigante de Pedra – Por Felipe Camargo’, que estreia nesta quarta-feira (19), na Red Bull TV, e narra a jornada do atleta que, com apoio de um time de peso, conseguiu escalar esse icônico patrimônio natural.

Com cerca de 37 minutos de duração e disponível por meio do link https://www.redbull.com/br-pt/films/gigante-de-pedra , o documentário mostra como Felipe Camargo abriu e escalou uma complexa via na Gruta Casa de Pedra, partindo desde a concepção do projeto histórico, que é um dos mais desafiadores da América Latina, passando pelas análises das rochas, abertura de vias na Boca de Caverna até o escalador conseguir encadernar (completar o trajeto sem cair e sem usar equipamentos para avançar) a via. “Tudo o que a gente esperava ser difícil, na hora, se mostrou ainda mais desafiador. Havia partes que pensávamos ser até impossíveis. Além disso, tivemos de caminhar cerca de 10km por dia na trilha. Não foi tão simples encontrar uma via, mas conseguimos e ela ficou maravilhosa. Foi melhor do que eu esperava”, analisa Felipe Camargo.

Para a Fundação Florestal, responsável por administrar as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo, o Uso Público é uma das principais ferramentas para promover a interação da sociedade com a natureza. O documentário e as novas vias irão ampliar ainda mais as possibilidades de atrativos na Unidade. “Além de ser um marco e motivo de orgulho ter atletas brasileiros, de alto rendimento, escalando pela primeira vez a Casa de Pedra, esta iniciativa dará maior visibilidade ao PETAR e as cidades de Iporanga e Apiaí”, completa Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da FF.

Felipe Camargo and Alex Mendes are seen talking about the climbing route at Casa de Pedra Cave in Iporanga, Brazil on June 29, 2022

Dormir na montanha, paisagens deslumbrantes, parceria de amigos

Perrengue, união e homenagens. Recheado de momentos emblemáticos, o documentário destaca a amizade e o trabalho dos escaladores Ruddy Proença, Alexandre Fei, Ralf Cortês, Alex Mendes e Pedro Leite, amigos e parceiros de Felipe Camargo no projeto. E para encarar os cerca de 215 metros da base até o topo da Gruta da Casa de Pedra, Camargo abriu uma via de 280 metros, com trechos de altíssima dificuldade e negativos, além dos mais de 500 movimentos de mãos até a conclusão das oito cordadas (cada cordada representa a distância entre dois pontos-chave de rota na escalada) que levam ao cume. Por fim, ele ainda deixa uma via esportiva de menor dificuldade, que apelidou de ‘Maluco Beleza’, em referência à canção que seu pai era apaixonado.

“Eu já fiz a primeira ascensão de várias vias difíceis aqui no Brasil, sendo esta uma das mais complexas por conta da logística e da quantidade de cordadas no mesmo dia”, afirma o escalador, que teve de dormir e comer içado na montanha. “Foi incrível fazer esse projeto acontecer e ter o apoio da Fundação Florestal e do PETAR nesta conquista. Deixa a sensação de que tudo o que você quiser e colocar tempo, energia e dedicação, por mais distante que pareça, pode acontecer”, completa.

 

Produzido pela Duo2 e dirigido por Rafa Calil, o documentário ‘Gigante de Pedra – Por Felipe Camargo’ tem o apoio de The North Face, Tenaya, Fundação Florestal e Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). O filme está disponível exclusivamente pela plataforma de streaming Red Bull TV, pelo link https://www.redbull.com/br-pt/films/gigante-de-pedra .

Ficha técnica: 

Direção: Rafa Calil

Roteiro: Thaís Fonseca

Direção de Fotografia: Renato Passarelli

Produção executiva: Flávia Cronfli

Assistência de direção: André Soler

Montagem: Felipe Calil

Sobre a Red Bull

A Red Bull TV é um canal global de entretenimento digital com programação além do extraordinário disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Combinando eventos ao vivo, uma extensa biblioteca On Demand e os melhores momentos de eventos que incluem esportes radicais como surfe, skate e bike, além de festivais de música, dança, séries originais, longas-metragens e documentários. A Red Bull TV oferece uma experiência de visualização envolvente pelo site redbull.tv, assim como em seu aplicativo ou via Smart TV.

Onde Assistir

Assista à programação da Red Bull TV pelo link https://www.redbull.com/br-pt/discover ou pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony BRAVIA, aparelhos Blu-Ray, PlayStation®4 (PS4™), PlayStation®3 (PS3™) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.

Sobre o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (PETAR)

Criado em 1958 com mais de 35.750 hectares, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira está localizado no Vale do Ribeira, ao sul do Estado de São Paulo, tendo continuidade territorial com o Parque Estadual de Intervales. Além de abrigar um importante remanescente de Mata Atlântica, o PETAR conta com mais de 400 cavernas de beleza exuberante, com paisagens subterrâneas únicas e grande variedade morfológica de espeleotemas e sítios paleontológicos. A Unidade abriga diversas espécies da flora típicas da Mata Atlântica, como canela, cedro, palmito-juçara; e da fauna, como a onça-pintada e o muriqui, considerado o maior primata das Américas. O Parque é subdividido em oito Núcleos de gestão administrativa, sendo que quatro deles estão abertos à visitação: Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra.

Para mais informações, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário