Caminho do Itupava reabre dia 15/10/11

0

Interditado para recuperação desde Abril, o Itupava será entregue amanhã, 15/10.

Após 6 meses fechado para visitação, o tradicional caminho do Itupava será reaberto a partir de sábado, dia 15/10/11.

O caminho, com cerca de 16 quilômetros, liga o planalto curitibano ao litoral, entre as cidades de Quatro Barras e Morretes, descendo as encostas da Serra do Mar entre os Morros do Anhangava e Marumbi. Ele foi construído no século XVI e é todo calçado com pedras. Por estes motivos, o Itupava é considerado um patrimônio histórico e natural do Paraná.

O caminho do Itupava foi restaurado em 2007, com uma parceria entre vários órgãos e secretarias de governo do Estado do Paraná e o governo Federal da Alemanha com a contribuição financeira do banco KfW Entwicklungsbank. Desde então o caminho que atravessa dois parques estaduais se tornou um dos principais destinos de ecoturismo do Paraná.

As chuvas de março de 2011, que trouxeram grandes prejuízos e danos ao litoral paranaense, também surtiram efeito na região da trilha histórica, com a queda de inúmeras árvores e acumulo de lama. De acordo com Tarcísio Mossato Pinto, presidente do Instituto Ambiental do Paraná, o órgão ambiental que administra as Unidades de Conservação Estaduais, a interdição foi necessária devido os grandes riscos de acidentes, assim como à dificuldade da caminhada e a possibilidade de os visitantes se perderem na Serra do Mar. O prazo inicial de entrega era de 90 dias após esta data.

Fechado desde Abril, o Itupava só começou a receber as obras de recuperação em Agosto, no limite do prazo inicial de entrega. De acordo com Lothário Horst Stoltz Júnior, gerente do Parque Estadual do Marumbi, a demora no inicio das obras se deu por motivos burocráticos, uma vez que levou muito tempo até que o edital de licitação fosse finalizado. Depois disso, ainda houve uma concorrência pública sem interessados, até que, por fim, fosse contratada a empresa que executou os serviços.

Por conta da demora na entrega do caminho, houve um grande descontentamento por parte dos freqüentadores do Itupava. Porém agora, após 2 meses de atraso, o Itupava está finalmente entregue e totalmente recuperado.

Notícias relacionadas:

Caminho do Itupava está interditado 06/04/2011
Itupava está interditado há 98 dias 12/07/2011
Caminho do Itupava começa a ser recuperado 18/08/2011
Caminho do Itupava estará fechado no feriado 05/09/2011
Interdição no Caminho do Itupava 06/10/2011

Saiba mais:
Site do Caminho do Itupava.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário