Campeonato de escalada urbana reúne mais de 100 escaladores em Potes, na Espanha

0

Uma competição pouco comum movimentou a pacata cidade medieval de Potes, na Espanha. Ela foi palco de um disputado e divertido campeonato de escalada urbana no último dia 21/10. Mais de 100 pessoas toparam o desafio de escalar as paredes e muros de edifícios centenários espalhados pelo centro histórico da cidade.

A competição teve 104 inscritos.

A competição foi dividida em duas categorias, adulto e infantil (separados entre feminino e masculino). Durante o evento, os escaladores receberam um mapa da cidade onde estavam marcadas as fachadas de prédios e outros monumentos escaláveis. Em cada um dos pontos havia um juiz para marcar o número de tentativas e tempo que o escalador levou para escalar o problema de boulder. Cada participante deveria escalar seis boulders e os melhores colocados foram selecionados para as finais.

As linhas de boulder estavam localizadas na igreja de São Vicente, nos arcos e muros junto à Ponte de São Cayetano e no Convento de San Raimundo, todas construções com séculos de história. Já as provas infantis ficaram concentradas no convento e foram acompanhadas pelos pais.

As crianças também competiram escalando as paredes do convento de San Raimundo.

Além da competição nos muros também ocorreu uma disputa de dinâmico em uma peça de presunto. O escalador deveria escalar uma coluna de pedra e se jogar na peça pendurada a alguns metros do chão. O vencedor que conseguiu se agarrar ao presunto sem cair levou a peça como prêmio para a casa.

A disputa mais acirrada foi pela peça de presunto.

A cidade de Potes

Potes é uma cidade do século XIV localizada na região da Cantábria, no norte da Espanha. Ela possui cerca de 1400 habitantes e diversas construções com elementos do século XIV ao século XVIII. As fachadas construídas com pedras de calcário são ideais para a prática de escalada urbana. O Campeonato de Escalada Urbana foi realiado pela Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Escalada em parceria com a Câmara Municipal de Potes e fez parte da da IX Conferência da Montanha Lebaniega.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário