Camping: itens básicos para acampar no feriado de 7 de setembro

0

O feriado que comemora a independência do Brasil está chegando e muitos já estão planejando sair da rotina e aproveitar os dias de folga na natureza. Uma das opções mais escolhidas entre os aventureiros é acampar durante o 7 de setembro.  Assim, separamos algumas dicas de itens básicos para você acampar com segurança e conforto. Ou seja, sem passar perrengue.

 

O camping pode ser uma atividade muito prazerosa se for planejado e contar com bons equipamentos.

 

No entanto, primeiro você precisa definir o local em que irá acampar. Se será um camping selvagem, na montanha por exemplo, ou em algum local que ofereça o mínimo de infraestrutura como os sítios, campings, etc. Independente do local escolhido é necessário checar a previsão do tempo. Descubra se terá sol, chuva, calor ou frio para você poder planejar e ter uma experiência agradável.

Feitas essas observações vamos aos itens básicos:

Barraca

O feriado de 7 de setembro está no finalzinho do inverno e no limite da temporada de montanha. Essa é uma época em que o clima começa a mudar e há mais probabilidade de chuvas repentinas. Por isso, mesmo que a previsão esteja boa, opte por uma barraca com boa resistência a água.

Se você pretende acampar na montanha, escolha um modelo de barraca mais leve e compacta. Afinal, você precisará carregar tudo em sua mochila até o local do camping.

Isolante térmico

O isolante térmico é fundamental para manter o corpo aquecido durante a noite e também para te dar mais conforto durante o sono. Os isolantes de célula fechada são leves e possuem um preço mais acessível. No entanto são mais volumosos. Já os isolantes infláveis são igualmente leves, porém mais confortáveis e compactos.

A barraca te protegerá da chuva e do vento. No entanto será o saco de dormir e isolante térmico que te deixará aquecido.

Saco de dormir

O saco de dormir associado ao isolante térmico serão responsáveis por manter o seu corpo aquecido durante a noite. Lembre-se que em regiões de montanha ou em meio a natureza costuma ter temperaturas mais baixas. Nas regiões serranas do Brasil um saco de dormir com temperatura conforto de 0º C costuma ser o suficiente. No entanto, se você for mais friorento, aposte em um saco de dormi com temperatura conforto de -5º C.

Existem dois tipos de enchimento de saco de dormir, os com enchimento de pluma e com enchimento de fibra sintética. Os com enchimento de pluma são mais quentes, leves e compactos, porém menos resistentes a umidade. Já os de fibra sintética também são quentes, porém mais volumosos e pesados. No entanto, possuem uma boa resistência a umidade.

Fogareiro e utensílios de cozinha

Mesmo que você vá ficar em um camping com estrutura de cozinha, é interessante ter um fogareiro com gás e alguns utensílios de cozinha caso o camping esteja muito cheio. Assim, você se tornará mais independente na hora de cozinhar suas refeições.

E no caso de acampar na montanha é necessário além do fogareiro para ferver água e preparar os alimentos, panelas leves e fáceis de carregar. Os kits de panelas para camping são ideias nesse caso, pois ocupam pouco espaço na mochila.

Esses equipamentos podem facilitar bastante na hora de cozinhar.

Lanterna de cabeça ou lampião

Ter uma lanterna irá ajudar você realizar suas atividades durante a noite. Mesmo em campings, pode não haver iluminação suficiente. Assim, uma lanterna será muito útil na hora de preparar a comida, jantar, encontrar alguma coisa na barraca ou mesmo ir no banheiro durante a noite.

As lanternas de cabeça são recomendas para as atividades outdoor, mas também muito boas para serem utilizadas em camping, pois te deixaram com as mão livres.

O lampião também é uma boa opção de iluminação em campings, tanto com estrutura como em campings selvagens. No entanto, são bem mais pesados que uma lanterna e volumosos, e por isso não são recomendados quando o camping é longe do carro.

Comida e bebida

Faça seu cardápio com antecedência e opte por comidas fáceis de preparar e de transportar. Se o local em que você vai acampar não possui churrasqueiras, é melhor esquecer a ideia do churrasco. Pois além de ser muito difícil fazer fogo em ambientes naturais, essa é uma atividade de grande risco de incêndio. Lembre-se que em muitos locais é proibido fazer fogueiras.

Se você não quiser levar água mineral, você pode optar por levar apenas pastilhas para o tratamento de água, afinal, nunca se sabe qual será a qualidade da água que você irá encontrar na montanha ou até mesmo em campings.

Repelente de insetos e protetor solar

Em ambientes naturais, sempre há alguns insetos que podem causar algum tipo de incomodo. Assim tenha sempre disponível um repelente de insetos. Não se esqueça também do protetor solar, mesmo que o tempo esteja nublado.

Kit de higiene e primeiros socorros

Separe uma bolsa menor para levar os medicamentos que você costuma tomar, alguns itens para fazer pequenos curativos, álcool em gel, soro fisiológico. Você poderá usar uma parte dessa bolsa para levar seus itens de higiene pessoal: sabonete, escova e pasta de dente, lenços umedecidos. Afinal, não é porque está em um ambiente natural que você irá abandonar os cuidados pessoais.

Power bank (bateria extra para celular)

Caso você vá ficar em um local onde não há energia elétrica, vale a pena levar um Power bank para poder recarregar seu celular. Afinal, o celular também é um item de segurança, caso você passe por alguma situação de emergência.

Shit tube, papel higiênico e saco de lixo

Não se deve deixar nada para trás em ambientes naturais, exceto as suas pegadas. Em campings naturais é recomendado o uso de Shit Tube, um recipiente para acomodar os dejetos humanos. E para trazer os demais resíduos, inclusive os papel higiênico usado, você precisará de um saco de lixo resistente.

Dica: Evite amarrar o saco de lixo fora da mochila, pois ele pode se enroscar na vegetação e rasgar, espalhando todo o conteúdo na trilha.

Mochila

Esses equipamentos precisam ser acondicionados de alguma forma para facilitar o transporte deles. Ai entra uma mochila de no mínimo 55 litros para que caiba todos os seus equipamentos e pertences pessoais.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário