O montanhista Croata, Grga Brkic, contou com a ajuda de um cão para se manter aquecido e vivo após um acidente nas montanhas Velebit. Ele caiu cerca de 150 metros em uma área íngreme e não conseguia se locomover sozinho.
Duas pessoas que acompanhavam o montanhista não conseguiram acessá-lo e saíram em busca de ajuda. No entanto, o cachorro chamado North da raça Malamute do Alasca que os acompanhavas durante a atividade e permaneceu em cima dele, o aquecendo até que o resgate chegasse. De acordo com o Serviço de Resgate de Montanha da Croácia o resgate foi difícil e a ajuda do cão foi fundamental para que Brkic se mantivesse aquecido.
O cão possui apenas oito meses e é criado pelo primo de Brkic . “Juntos nos momentos felizes e difíceis, assim é a vida. North passou sem ferimentos, mas seu amigo, um jovem alpinista, não teve tanta sorte. Ele se enrolou ao lado dele e o aqueceu com seu corpo. Sua lealdade não terminou com a chegada do socorrista, ele foi um de nós guardando seu amigo por 13 horas”, diz a publicação do Serviço de Resgate em Montanha Croata, em uma rede social.
Ao todo 27 socorrista participaram do resgate. Além do bom preparo físico eles precisaram utilizar algumas técnicas de resgate para acessar o montanhista pois o acumulo de neve e deslizamentos de terra e árvores quebradas bloquearam as trilhas dificultavam o resgate.
Cães e montanhas
Apesar da ação heroica do cão, o serviço de resgate de montanha da Croácia alertou contra levar cães para caminhadas em condições difíceis, especialmente durante o inverno rigoroso, quando é necessário equipamento de escalada especializado. Eles lembram que a saúde e segurança do cão também pode ser prejudicada e acarretar em mais riscos para seu tutor.
No Brasil, também não é recomendado que se leve cães domésticos para a montanha pois além do animal correr riscos ele também pode causar danos a fauna do local. Em muitos parques e Unidades de conservação a entrada de cachorros é proibida.
:: Leia também: Quais os risco de levar cachorro para a montanha?