Os atletas da escalada esportiva iriam participar dos Jogos Olímpicos pela primeira vez essa ano. Todavia, com a pandemia que assolou o planeta, muitos eventos foram cancelados e os Jogos Olímpicos foram remarcados para 23 de julho a 8 de agosto 2021.
Mesmo não tendo competição, foi realizada uma proposta para incluir o surfe, skate, breakdace e escalada esportiva nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Na última segunda-feira, 07/12, o Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou oficialmente as provas de Escalada Esportiva no JO 2024. As disputas serão realizadas com provas de Velocidade e de Bouldering e Dificuldade Combinados. Assim, serão duas modalidades e ao final dos jogos, teremos quatro medalhas distribuídas. Além disso, o número de atletas também aumentará de 40 para 68 participantes.
::Leia também: Copa do Mundo de Escalada pós pandemia termina com Ondra e Rogora no pódio
“Pelo IFSC, este é o resultado do árduo trabalho realizado no ano passado por aqueles que acreditaram no sonho: o Conselho Executivo do IFSC, Federações Nacionais, atletas, oficiais e funcionários. Estamos passando pelo momento mais difícil da nossa história devido ao COVID-19, mas temos quatro anos intensos e desafiadores pela frente. Estamos inspirados e motivados. Como escaladores, quanto mais difícil for o desafio que enfrentamos, melhor será nosso desempenho, disse Marco Scolaris, presidente da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) ao comentar a notícia.
A Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) também comemorou a conquista e publicou “É mais um grande passo para a Escalada e a ABEE parabeniza os esforços do IFSC em renovar nosso sonho olímpico”.
A data programada para o XXXIII Jogos Olímpicos é de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, na capital francesa.