Se você estiver procurando por uma jaqueta impermeável, provavelmente se deparou com diversos modelos e marcas que estão disponíveis no mercado. São tantas opções que fica até difícil identificar qual a melhor escolha. Procurando te auxiliar nessa escolha, esse artigo vai explicar quais as características você deve analisar, de acordo com as suas necessidades.
Uma jaqueta impermeável, também conhecida como anorak ou anoraque, faz parte do sistema de camadas que garantirá não apenas o seu conforto como também a sua segurança, principalmente quando você estiver em ambiente outdoor, praticando montanhismo, escalada, peregrinação, etc.
Sendo um item indispensável em sua mochila, o anorak foi desenvolvido para proteger o usuário da água da chuva. Porém, como consequência do material utilizado para confecção das jaquetas, ela também assegura que o vento não passe, ou seja, além de te manter seco, ela evita que o seu corpo esfrie através da perda de temperatura.
Acompanhe este artigo também em vídeo:
Partindo da atividade que você vai praticar:
-
Montanhismo:
Você deve optar por um modelo robusto, que seja resistente à abrasão e a rasgos, principalmente se você costuma frequentar trilhas muito fechadas.
Além disso, durante uma atividade física, é normal que a temperatura do corpo aumente, então, para evitar o desconforto ocasionado pelo excesso de suor e pelo superaquecimento, o anoraque deve contar com boa respirabilidade, permitindo que o vapor do suor seja eliminado.
Um ótimo modelo é a Jaqueta Anorak Columbia Evapouration, que conta com abertura na axila, local que ocorre grande fluxo de transpiração.
-
Corrida de Montanha / Trail Running:
Para essa atividade, a resistência também é importante, porém, a compacticidade e a leveza são prioridades, tendo em vista que você terá que transportar a jaqueta em uma mochila de hidratação pequena/média.
Assim como o montanhismo, a corrida também exigirá uma jaqueta impermeável e respirável, então procure uma que conte com essa característica. Um exemplo é a Jaqueta Impermeável Salomon Bonatti, que possui abertura nas costas, auxiliando no controle da temperatura e da umidade interna.
-
Alta Montanha:
Para montanhas de altitude a resistência e robustez possuem um nível de importância ainda maior, pois, por se tratar de um ambiente extremo, com muito vento e mudanças climáticas, os riscos já existentes no meio outdoor, como a hipotermia, se intensificam ainda mais. Dessa forma, o seu anoraque não pode te deixar na mão de jeito nenhum.
Com relação à respirabilidade, também é importante nessa modalidade, pois ela auxilia a manter um equilíbrio térmico adequado. Afinal, não podemos esquecer que quando o seu corpo fica úmido, ele começa a ter dificuldades para se manter aquecido.
Uma ótima opção para montanhas muito extremas é o Anorak The North Face L5 LT Summit Series. Mas, caso você pretenda ir para uma montanha de altitude que não possua uma dificuldade técnica muito elevada, como o Cerro Plata, o Anorak The North Face Dryzzle Futurelight é uma boa opção.
-
Dia a dia / Meio urbano:
Nesse caso, obviamente que a resistência é importante, já que influenciará diretamente na vida útil do anorak. Mas aqui você tem maior autonomia para escolher uma opção que te agrade visualmente e combine com o seu look.
Um modelo que costuma agradar muito quem quer um anorak para o dia a dia é o Anorak The North Face Venture 2.
Sobre as principais tecnologias:
Além dos diversos modelos disponíveis no mercado, existem algumas tecnologias que podem deixar uma jaqueta anorak mais técnica. Essas tecnologias basicamente auxiliam o anorak a garantir proteção contra os ventos, impermeabilidade e respirabilidade, afinal, não adianta usar uma jaqueta impermeável e ficar ensopado com o suor.
Abaixo temos algumas das principais tecnologias existentes no mercado de aventura:
- Goretex: Uma membrana muito reconhecida por sua impermeabilidade e respirabilidade. Tendo como matéria-prima o politetrafluoretileno (PTFE), ela é aplicada tanto em roupas quanto em calçados.
- Futurelight: Conta com nano estruturas revolucionárias, que permitem a passagem do vapor do suor de forma ainda mais eficiente, garantindo maior evaporação do suor.
- DryVent: Uma membrana exclusiva da The North Face, desenvolvida para as roupas e reconhecida por sua leveza. Tendo como matéria-prima o poliuretano (PU).
- OutDry™: Uma camada totalmente impermeável, aplicada diretamente no cabedal dos calçados, suportando pelo menos 24h de chuva.
- Omni-Tech™: Uma membrana impermeável e respirável para roupas.
Sistema de construção de uma jaqueta impermeável:
Uma jaqueta impermeável é construída a partir de camadas de materiais e membranas, que são unidas para atingir um objetivo principal como, maior resistência, maior respirabilidade, maior tecnicidade, etc.
Hoje existem 3 tipos de construção possíveis para uma jaqueta impermeável. Essas possibilidades são divididas em: 2 camadas, 2,5 camadas ou 3 camadas. Vale ressaltar que a maioria dos anoraks contam com tratamento DWR, um tratamento hidrofóbico que repele a água, evitando que ela entre em contato logo com a camada mais externa.
Para compreender melhor o funcionamento:
- Construção de 2 camadas: É a forma mais comum de construir um anorak, sendo que a impermeabilidade e a respirabilidade já estão garantidas. Nessa construção existe uma camada de nylon, com tratamento DWR, e uma camada respirável, que auxilia na eliminação do suor.
- Construção de 2,5 camadas: Além das camadas citadas anteriormente, existe um laminado fino de poliuretano, que é tão fino que pode se desfazer com o tempo. Ele funciona como uma proteção contra sujeira, suor e qualquer coisa que possa vir a obstruir os poros, responsáveis pela respirabilidade.
- Construção de 3 camadas: Apresenta a maior tecnicidade, pois conta com todas as camadas já mencionadas acima e mais um forro de poliuretano que recobre totalmente a segunda camada, potencializando a proteção contra sujeiras.
Mas afinal, por que devo ter um anorak?
No caso dos aventureiros conscientes, que sabem os perigos existentes no meio outdoor e respeitam esses riscos, de forma que não os menosprezam, a jaqueta impermeável é um item de extrema importância, sendo que pode ser uma peça chave em uma eventual emergência.
Um anorak tem como foco principal o conforto térmico e, apesar de não fornecer diretamente o aquecimento, ela auxilia as outras camadas a te manter aquecido, pois garante os seguintes pontos:
- Te mantém seco: Com o corpo molhado, é praticamente impossível você ficar aquecido.
- Corta o vento: Não deixa que o vento passe pelas camadas de aquecimento e acabem entrando em contato com o seu corpo, evitando a perda calorífica.
- Protege o tronco: Na região do tronco estão localizados alguns dos principais órgãos vitais, então é extremamente importante manter essa região protegida contra o frio, evitando assim a perda de calor por essa região, que poderia ocasionar em uma hipotermia.
- Diminui o gasto energético: O seu corpo não precisará gastar tanta energia para te manter aquecido, pois as camadas de aquecimento já estão cumprindo essa função. Isso é um diferencial enorme em casos de emergência, em que qualquer economia na energia é importantíssima.
Vale lembrar que mesmo em dias ensolarados é importante levar uma jaqueta impermeável para trilha. Pois o tempo na montanha pode mudar e te pegar despreparado.
Já nos casos de quem irá utilizar no dia a dia e em meio urbano, uma jaqueta anorak será excelente para aqueles dias chuvosos ou com muito vento, pois garante proteção durante o deslocamento na cidade. Além disso, essas jaquetas contam com muito estilo e design moderno.
Esperamos que esse artigo te ajude a escolher o melhor modelo de jaqueta impermeável para as suas empreitadas, seja no ambiente outdoor ou no meio urbano, e que tenha te esclarecido na compreensão da importância de ter sempre à mão uma jaqueta anorak, pois ela é peça chave para garantir o seu conforto e proteção.
Seguem algumas dicas que valem ser reforçadas:
Como escolher a sua jaqueta impermeável?
- Mesmo em dias ensolarados é importante levar uma jaqueta impermeável para trilha. Pois além de te proteger contra o vento, pode te proteger contra uma chuva inesperada.
- Apesar do anorak não contar com material condutor de calor, ou seja, não tem função direta para manter a temperatura corporal, ele garante que todas as outras camadas, responsáveis pelo aquecimento, estejam secas.
- Em uma emergência, o anorak pode ser um diferencial importante para te manter confortável e aquecido até a ajuda chegar.
- Montanhismo, escalada e ascensão em alta montanha exigem um anorak muito robusto e respirável, enquanto que corridas de rua e trail running prezam pelo equilíbrio entre resistência, respirabilidade e leveza.
- Existem diversas tecnologias que contam com características específicas, mas todas buscam principalmente a proteção contra os ventos, impermeabilidade e respirabilidade.
4 Comentários
A Jaqueta Parka Anorak The North Face Resolve 2 é a peça ideal para quem está buscando uma peça impermeável para aguentar condições e climas severos.
A minha dúvida é até que temperatura fria ela aguenta. De quantos a quantos graus ela é recomendados (por exemplo de 10o C até -10o C) obrigada
Olá Fãvia. Ela não irá te aquecer. Ela é uma jaqueta impermeável, vai te proteger da umidade, chuva e ventos. Para aquecer vc precisa de uma jaqueta de aquecimento por baixo, seja fleee, pluma ou sintetica
gostaria de comprar anorak para mim e para minha esposa e estou com bastante em duvida com relação aos tamanhos ,como iremos ao Ushuaia em julho e temos que nos vestir por camadas . como devo tirar as medidas para fazer a compra on Line
Entre em contato com a loja pelo whatsapp +55 41 998003012. Lá suas duvidas serão esclarecidas.