Como escolher sua jaqueta impermeável anorak?

0

Se você estiver procurando por uma jaqueta impermeável, provavelmente se deparou com diversos modelos e marcas que estão disponíveis no mercado. São tantas opções que fica até difícil identificar qual a melhor escolha. Procurando te auxiliar nessa escolha, esse artigo vai explicar quais as características você deve analisar, de acordo com as suas necessidades.

Para cégo ver: A foto mostra uma mulher vestida com uma jaqueta impermeável preta, olhando para baixo. Ao fundo aparece uma floresta desfocada.

A jaqueta impermeável ou anorak é a última peça do sistema de camadas.

Uma jaqueta impermeável, também conhecida como anorak ou anoraque, faz parte do sistema de camadas que garantirá não apenas o seu conforto como também a sua segurança, principalmente quando você estiver em ambiente outdoor, praticando montanhismo, escalada, peregrinação, etc.

Sendo um item indispensável em sua mochila, o anorak foi desenvolvido para proteger o usuário da água da chuva. Porém, como consequência do material utilizado para confecção das jaquetas, ela também assegura que o vento não passe, ou seja, além de te manter seco, ela evita que o seu corpo esfrie através da perda de temperatura.

Acompanhe este artigo também em vídeo:

Partindo da atividade que você vai praticar:
  • Montanhismo:

    Você deve optar por um modelo robusto, que seja resistente à abrasão e a rasgos, principalmente se você costuma frequentar trilhas muito fechadas.

Além disso, durante uma atividade física, é normal que a temperatura do corpo aumente, então, para evitar o desconforto ocasionado pelo excesso de suor e pelo superaquecimento, o anoraque deve contar com boa respirabilidade, permitindo que o vapor do suor seja eliminado.

Um ótimo modelo é a Jaqueta Anorak Columbia Evapouration, que conta com abertura na axila, local que ocorre grande fluxo de transpiração.

Para cégo ver: A imagem mostra três pessoas de costas, sendo que são dois homens e uma mulher, caminhando em uma floresta com terreno úmido e acidentado. Todos estão utilizando roupas e equipamentos coloridos, sendo que cada um usa jaqueta impermeável, calça comprida e mochila.

As Jaquetas impermeáveis são um item de segurança no montanhismo e outras atividades.

  • Corrida de Montanha / Trail Running:

    Para essa atividade, a resistência também é importante, porém, a compacticidade e a leveza são prioridades, tendo em vista que você terá que transportar a jaqueta em uma mochila de hidratação pequena/média.

Assim como o montanhismo, a corrida também exigirá uma jaqueta impermeável e respirável, então procure uma que conte com essa característica. Um exemplo é a Jaqueta Impermeável Salomon Bonatti, que possui abertura nas costas, auxiliando no controle da temperatura e da umidade interna.

  • Alta Montanha:

    Para montanhas de altitude a resistência e robustez possuem um nível de importância ainda maior, pois, por se tratar de um ambiente extremo, com muito vento e mudanças climáticas, os riscos já existentes no meio outdoor, como a hipotermia, se intensificam ainda mais. Dessa forma, o seu anoraque não pode te deixar na mão de jeito nenhum.

Com relação à respirabilidade, também é importante nessa modalidade, pois ela auxilia a manter um equilíbrio térmico adequado. Afinal, não podemos esquecer que quando o seu corpo fica úmido, ele começa a ter dificuldades para se manter aquecido.

Uma ótima opção para montanhas muito extremas é o Anorak The North Face L5 LT Summit Series. Mas, caso você pretenda ir para uma montanha de altitude que não possua uma dificuldade técnica muito elevada, como o Cerro Plata, o Anorak The North Face Dryzzle Futurelight é uma boa opção.

  • Dia a dia / Meio urbano:

    Nesse caso, obviamente que a resistência é importante, já que influenciará diretamente na vida útil do anorak. Mas aqui você tem maior autonomia para escolher uma opção que te agrade visualmente e combine com o seu look.

Um modelo que costuma agradar muito quem quer um anorak para o dia a dia é o Anorak The North Face Venture 2.

Para cégo ver: Um homem de jaqueta impermeável preta atravessa correndo e pulando a estrada sob a chuva, com sua câmera fotográfica em mãos. O fundo desfocado apresenta uma floresta de árvores altas com as folhas amareladas pelo outono, beirando a estrada.

As mesmas peças usadas na montanha também são ótimas parceiras nos dias de chuva na cidade.

 

Sobre as principais tecnologias:

             Além dos diversos modelos disponíveis no mercado, existem algumas tecnologias que podem deixar uma jaqueta anorak mais técnica. Essas tecnologias basicamente auxiliam o anorak a garantir proteção contra os ventos, impermeabilidade e respirabilidade, afinal, não adianta usar uma jaqueta impermeável e ficar ensopado com o suor.

Para cégo ver: A imagem apresenta um tecido de cor alaranjada com gotículas de água na sua superfície impermeável, demonstrando que a água não passa pelo tecido impermeável.

Os tecidos especiais impedem a passagem de água da chuva mas permitem que haja a respirabilidade do corpo.

Abaixo temos algumas das principais tecnologias existentes no mercado de aventura:

  • Goretex: Uma membrana muito reconhecida por sua impermeabilidade e respirabilidade. Tendo como matéria-prima o politetrafluoretileno (PTFE), ela é aplicada tanto em roupas quanto em calçados.
  • Futurelight: Conta com nano estruturas revolucionárias, que permitem a passagem do vapor do suor de forma ainda mais eficiente, garantindo maior evaporação do suor.
  • DryVent: Uma membrana exclusiva da The North Face, desenvolvida para as roupas e reconhecida por sua leveza. Tendo como matéria-prima o poliuretano (PU).
  • OutDry™: Uma camada totalmente impermeável, aplicada diretamente no cabedal dos calçados, suportando pelo menos 24h de chuva.
  • Omni-Tech™: Uma membrana impermeável e respirável para roupas.
Sistema de construção de uma jaqueta impermeável:

             Uma jaqueta impermeável é construída a partir de camadas de materiais e membranas, que são unidas para atingir um objetivo principal como, maior resistência, maior respirabilidade, maior tecnicidade, etc.

Hoje existem 3 tipos de construção possíveis para uma jaqueta impermeável. Essas possibilidades são divididas em: 2 camadas, 2,5 camadas ou 3 camadas. Vale ressaltar que a maioria dos anoraks contam com tratamento DWR, um tratamento hidrofóbico que repele a água, evitando que ela entre em contato logo com a camada mais externa.

Para compreender melhor o funcionamento:

  • Construção de 2 camadas: É a forma mais comum de construir um anorak, sendo que a impermeabilidade e a respirabilidade já estão garantidas. Nessa construção existe uma camada de nylon, com tratamento DWR, e uma camada respirável, que auxilia na eliminação do suor.
  • Construção de 2,5 camadas: Além das camadas citadas anteriormente, existe um laminado fino de poliuretano, que é tão fino que pode se desfazer com o tempo. Ele funciona como uma proteção contra sujeira, suor e qualquer coisa que possa vir a obstruir os poros, responsáveis pela respirabilidade.
  • Construção de 3 camadas: Apresenta a maior tecnicidade, pois conta com todas as camadas já mencionadas acima e mais um forro de poliuretano que recobre totalmente a segunda camada, potencializando a proteção contra sujeiras.
Mas afinal, por que devo ter um anorak?

             No caso dos aventureiros conscientes, que sabem os perigos existentes no meio outdoor e respeitam esses riscos, de forma que não os menosprezam, a jaqueta impermeável é um item de extrema importância, sendo que pode ser uma peça chave em uma eventual emergência.

Para cégo ver: Um homem com touca, jaqueta impermeável e mochila com capa de chuva observa de costas para a câmera a vastidão da paisagem que contem muitas árvores, em desfoque. É possível notar as nuvens cobrindo a copa de algumas árvores.

O corpo humano exposto a chuva e baixas temperaturas é sinal de perigo numa trilha.

Um anorak tem como foco principal o conforto térmico e, apesar de não fornecer diretamente o aquecimento, ela auxilia as outras camadas a te manter aquecido, pois garante os seguintes pontos:

  • Te mantém seco: Com o corpo molhado, é praticamente impossível você ficar aquecido.
  • Corta o vento: Não deixa que o vento passe pelas camadas de aquecimento e acabem entrando em contato com o seu corpo, evitando a perda calorífica.
  • Protege o tronco: Na região do tronco estão localizados alguns dos principais órgãos vitais, então é extremamente importante manter essa região protegida contra o frio, evitando assim a perda de calor por essa região, que poderia ocasionar em uma hipotermia.
  • Diminui o gasto energético: O seu corpo não precisará gastar tanta energia para te manter aquecido, pois as camadas de aquecimento já estão cumprindo essa função. Isso é um diferencial enorme em casos de emergência, em que qualquer economia na energia é importantíssima.

Vale lembrar que mesmo em dias ensolarados é importante levar uma jaqueta impermeável para trilha. Pois o tempo na montanha pode mudar e te pegar despreparado.

Já nos casos de quem irá utilizar no dia a dia e em meio urbano, uma jaqueta anorak será excelente para aqueles dias chuvosos ou com muito vento, pois garante proteção durante o deslocamento na cidade. Além disso, essas jaquetas contam com muito estilo e design moderno.

Esperamos que esse artigo te ajude a escolher o melhor modelo de jaqueta impermeável para as suas empreitadas, seja no ambiente outdoor ou no meio urbano, e que tenha te esclarecido na compreensão da importância de ter sempre à mão uma jaqueta anorak, pois ela é peça chave para garantir o seu conforto e proteção.

Seguem algumas dicas que valem ser reforçadas:

Como escolher a sua jaqueta impermeável?
Para cégo ver: A foto insaturada exibe um homem de costas parado sob a chuva, com jaqueta impermeável amarela observando um campo liso, de grama baixa. Mais ao fundo é possível notar algumas árvores.

Mesmo com a previsão do tempo boa é importante levar um anorak em caso de chuvas repentinas.

  1. Mesmo em dias ensolarados é importante levar uma jaqueta impermeável para trilha. Pois além de te proteger contra o vento, pode te proteger contra uma chuva inesperada.
  2. Apesar do anorak não contar com material condutor de calor, ou seja, não tem função direta para manter a temperatura corporal, ele garante que todas as outras camadas, responsáveis pelo aquecimento, estejam secas.
  3. Em uma emergência, o anorak pode ser um diferencial importante para te manter confortável e aquecido até a ajuda chegar.
  4. Montanhismo, escalada e ascensão em alta montanha exigem um anorak muito robusto e respirável, enquanto que corridas de rua e trail running prezam pelo equilíbrio entre resistência, respirabilidade e leveza.
  5. Existem diversas tecnologias que contam com características específicas, mas todas buscam principalmente a proteção contra os ventos, impermeabilidade e respirabilidade.
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário