Como escolher um fogareiro

0

O fogareiro é um tipo de fogão portátil, com tamanho e peso reduzido ao ponto de conseguir transportá-lo dentro da sua mochila, sendo um equipamento muito utilizado por montanhistas e viajantes que buscam uma forma prática de preparar seus alimentos durante suas empreitadas.

Há fogareiros de diversos tamanhos e formas.

Ele é um equipamento indispensável para que você consiga apreciar uma bebida quentinha enquanto contempla o amanhecer do sol no cume de uma montanha ou se deliciar com uma refeição fresquinha durante uma viagem.

Com diversos tamanhos e características únicas, esse artigo busca auxiliar na escolha da melhor opção para você, variando de acordo com a atividade e com a altitude que você vai.

De acordo com a atividade

  • Montanhismo, travessia e escalada: A opção deve ser leve e compacta, permitindo o transporte dentro da mochila, junto com o gás e os outros diversos equipamentos. Uma ótima opção é o Mini Fogareiro Naturehike Camp Lite.
  • Cicloviagem: Assim como no caso anterior, uma opção compacta e leve se faz necessário, pois você terá que transportá-lo dentro do seu alforje, então quanto menos espaço e peso, melhor. Uma outra alternativa é o Fogareiro 360 Degrees Furno Stove.
  • Camping: Nesse caso, se o camping for de fácil acesso, você pode dar preferência por um fogareiro que permita maior facilidade na hora de cozinhar, mesmo que ele seja um pouco maior. Um ótimo modelo é o Fogareiro NTK Frontier Flex.

Os fogareiros maiores oferecem mais estabilidade para as panelas na hora de cozinhar.

Mas, se o camping for mais afastado, pense se realmente vale a pena carregar um equipamento mais volumoso.

Basicamente, se você for transportar o seu fogareiro em uma mochila ou alforje, opte por um modelo leve e pequeno. Caso não precise economizar espaço, em uma viagem de carro, por exemplo, pode escolher uma opção que proporcione maior praticidade na hora de utilizar, que possua uma base mais larga.

De acordo com a altitude

A altitude influencia diretamente no tempo de preparo e no consumo de gás, pois em alta montanha, o gás fica mais “fraco”, aumentando o tempo para ferver a água e cozinhar alimentos.

Em alta montanha o ideal é utilizar um fogareiro mais potente, que otimize ao máximo o calor gerado pela combustão. Uma ótima opção é o Fogareiro Azteq Jet Cook, que possui um sistema de retenção de calor que consegue otimizar o consumo de gás e a liberação de calor.

Os fogareiros da Azteq possui alta qualidade e são fáceis de carregar.

Mas, caso você já possua o seu fogareiro, para usar em baixa altitude, invista em uma panela que otimize esse aquecimento. Nossa dica é a Panela Naturehike Heat Retention.

Além da atividade e altitude, seguem algumas características para você analizar no seu fogareiro:

  • Sistema piezoelétrico: É uma fonte de ignição que gera faísca elétrica, dispensando o uso de isqueiro. Um modelo que acompanha esse sistema é o Fogareiro NTK Apolo.
  • Base larga: Quanto mais larga a base, mais estável o fogareiro ficará. Uma ótima recomendação é o Fogareiro Naturehike Base Camp que, além da base larga, possui mangueira de gás ligada ao cartucho pela porta de conexão, que fica separado do fogareiro, facilitando o manuseio da panela e alimentos.
  • Sistema de encaixe em rosca: É a forma que o fogareiro se conecta ao gás. A maioria dos fogareiros possuem o mesmo padrão de encaixe em rosca, ou seja, você pode encontrar um gás em qualquer lugar do mundo. O Fogareiro Azteq Spark é uma opção.
  • Sistema de encaixe por pressão: É uma forma de encaixe alternativa à rosca. Esse modelo é menos comum de encontrar, pois, no geral, acaba sendo um equipamento maior e de difícil manuseio. Um exemplo é o Fogareiro NTK Trail.

E falando um pouco sobre o gás, no mercado brasileiro encontramos alguns tipos de cartuchos diferentes, que devem ser escolhidos a partir do fogareiro que você tem e do ambiente que você vai. Não deixe de conferir o artigo Tipos de gás para o fogareiro. 

Os mini fogareiros são mais leves para serem carregados em distâncias maiores.

Seguem algumas dicas que valem ser reforçadas:

Como escolher um fogareiro?

  1. Se você vai praticar montanhismo, escalada ou fazer alguma travessia, escolha um fogareiro compacto e leve.
  2. Caso esteja procurando um fogareiro para usar em um camping de fácil acesso, o ideal é um equipamento maior, com a boca mais larga, pois isso torna a hora de cozinhar mais prática.
  3. Se você pretende ir para alta montanha, o ideal é escolher um equipamento que otimize o aquecimento, pois isso diminui o consumo de gás e o tempo de preparo do alimento.
  4. Alguns modelos acompanham o sistema de ignição eletrônica, mas aconselhamos que sempre tenha uma outra fonte de ignição, como o isqueiro ou fósforo.
  5. O encaixe em rosca é quase universal, então, se você for viajar para fora do Brasil, é muito mais provável que encontre um gás para o fogareiro de rosca do que o de pressão.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Montanhista e Supervisora de Ecommerce da Loja AltaMontanha, responsável por solucionar as dúvidas de clientes quanto ao uso de equipamentos, nos mais diversos ambientes do mundo.

Deixe seu comentário