Copa do Mundo de Escalada começa com domínio francês e japonês em Curitiba

0

O primeiro dia da Copa do Mundo de Escalada em Curitiba, realizado em 16/06, foi marcado por disputas e alto nível técnico. A capital paranaense recebeu mais de 100 atletas de 23 países diferentes para as provas qualificatóricas. Esta é a primeira vez que um país da América Latina sedia uma etapa da Copa do Mundo de Escalada.

Qualificatórias em Curitiba. Foto: Maruza Silverio

Na categoria feminina, 46 competidoras entraram na disputa, com destaque para as atletas da França, que dominaram o pódio provisório com as três melhores performances do dia. Oriane Bertone garantiu o primeiro lugar, seguida pelas compatriotas Zélia Avezou e Agathe Calliet, na segunda e terceira colocação, respectivamente.

“Estar aqui no Brasil é uma ótima experiência. É um país novo, um país que se abre. E eu gosto muito da comunidade de escalada daqui, eles estão muito animados, então acho que será bom para as semifinais e finais”, disse Camilla Moroni, da Itália, que se classificou em quarto lugar para as semifinais.

Entre as sul-americanas, o melhor desempenho foi da brasileira Mariana Hanggi Correia, que terminou na 26ª posição, superando inclusive a argentina Valentina Aguado (29ª colocada), atual campeã sul-americana de 2024.

Outras brasileiras que participaram da competição:

Anja Köhler – 33ª colocada

Laura Farhat de Araújo Fraga Timo – 37ª

Ana Carolina Gumurski da Rocha – 41ª

Deborah Albuquerque – 43ª

Camila Flores – 44ª

Na categoria masculina, 56 atletas disputaram uma das 24 vagas para as semifinais. Desta vez, foram os japoneses que dominaram, ocupando os três primeiros lugares. Sorato Anraku ficou em primeiro, Rei Sugimoto em segundo e Sohta Amagasa em terceiro. Sorato foi o único atleta a completar todos os cinco problemas de boulder.

O melhor sul-americano foi o brasileiro Felipe Ho Foganholo, que terminou em 25º lugar, à frente de nomes expressivos do cenário regional, como o também brasileiro Rodrigo Iasi Hanada (34º), o peruano Diego Lequerica Buscaglia (37º) e o chileno Joaquín Urrutia (38º).

“Estar aqui na América do Sul é muito legal. O público aqui é muito barulhento, então é divertido”, comentou Jan-Luca Posch, da Áustria, que terminou em 15º lugar.

Outros brasileiros que participaram da primeira Copa do Mundo de Escalada realizada no Brasil:

Samuel Carlos da Silva – 41º

Davi Carvalho Peres – 46º

Pedro Avelar – 48º

Pedro Henrique Namba de Araújo – 50º

As finais acontecem neste fim de semana, com grande expectativa de público e transmissão ao vivo pela SporTV.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Comments are closed.