Considero isto uma tendência irreversível e não duvido que em futuro próximo se atinja o cume confortavelmente sentado numa cadeirinha de teleférico. Hoje isto já é tecnicamente possível aproveitando o declive “suave” da rota noroeste e em breve será também viável economicamente pelo intenso fluxo de interessados nesta prática de turismo.
O turista sairá de Puende del Inca montado em mula até o acampamento de Confluência onde permanecerá dois dias alojado em grandes barracas dormitórios comendo suculentos bifes de churiço e salada de frutas no restaurante da empresa, depois continuará a jornada montado no animal até o Gran Hotel Plaza de Mulas onde ficará outros três dias com água caliente, televisão via satélite e serviço de quarto.
Neste meio tempo aproveitará para fazer bons passeios pelas redondezas enquanto se aclimata e os mais fortes podem partir a pé até o acampamento de Nido del Condóres, outros menos afeitos ao desgaste físico seguem de helicóptero mesmo. Em Nido mais festança regada a vinho mendocino, lomo, pizzas e salmão por mais dois ou três dias para finalmente tomar seus lugares no teleférico e em uma hora estourarem um legítimo champagne francês no cume das Américas debaixo de um céu azul cobalto, quase negro.
Dá para voltar ao hotel antes do meio dia e despachar as fotos pela internet sem o risco de perder o almoço. Em cada parada será minuciosamente avaliado por uma equipe médica eternamente de plantão para cuidar de sua saúde.
Disto tudo só falta os cabos de aço do teleférico, o restante da infra-estrutura já está lá pronta para uso, é só pagar o preço ainda que um pouco salgado demais.
Mas o que poucos principiantes sabem é que nos Andes não se respira ar rarefeito só no Aconcágua e existem centenas de montanhas com altitude bem próxima ao do gigante e facilidades de acesso igualmente favoráveis. Algumas praticamente grátis ou com custos irrisórios e aventuras ainda autênticas. O Cordón del Plata é ainda hoje praticamente igual ao Aconcágua de 10 ou 15 anos atrás e situa-se bem próximo, na vizinhança de Mendoza, e reúne muitas vantagens.
1.) Não é preciso pagar nenhum permisso.
2.) O refúgio e os serviços ainda são baratos.
3.) Dá prá acampar a custo zero – sem usar os refúgios.
4.) A aproximação é bem mais curta – pode dispensar as mulas.
5.) Tem montanha prá tudo quanto é gosto.
6.) Não tem guarda-parque prá encher o saco.
7.) Não tem hippie pintando quadro nem vendendo quiquilharia.
Para alcançar estas montanhas só faltam informações confiáveis, então o Altamontanha.com, a exemplo do que fez no Hotsite Cerro Aconcágua , vai no decorrer deste ano disponibilizar roteiros e descrições para muitas destas belezas com mais de 6000 metros.
Aguardem com a mochila montada.
VEJA MAIS: