Cume desmorona e montanha perde quase 100 metros de altitude na Austria

0

A região do cume sul do monte Fluchthorn nos Alpes austríacos desmoronou, em 11/06, deixando a montanha cerca de 100 metros mais baixa. Especialista acreditam que as mudanças climáticas e derretimento de neve tenham influenciado no desmoronamento. Eles também alertam que esses fenômenos serão cada vez mais comuns nos próximos anos.

O Monte Fluchthorn após o desmoronamento

Um vídeo gravado por visitantes da região mostra cerca de 100 metros cúbicos de gelo, pedras e terra descendo as encostas da montanha e deixando um rastro de cerca de dois quilômetros. Felizmente, o local estava vazio e ninguém ficou ferido. Apenas a cruz que havia no cume desapareceu em meio aos escombros.

As trilhas que passam pela montanha estão fechadas para o público e serão feitas novas medidas para ver qual a nova altitude da montanha. Antes do desmoronamento o cume sul do Monte Fluchthorn possuía 3399 metros de altitude e era o ponto mais alto do conjunto que agora passou a ser o cume.

Antes e depois do desmoronamento.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário