Entre os dias 16 e 18 de maio, Curitiba será o centro das atenções da escalada esportiva mundial. A capital paranaense sediará a etapa brasileira da Copa do Mundo de Escalada, evento inédito na América Latina e que promete reunir os maiores nomes da modalidade no Centro de Treinamento de Escalada Esportiva, localizado no Parque Olímpico do Cajuru.
Organizada pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) em parceria com a Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada), a etapa brasileira marca a entrada oficial da América Latina no circuito mundial, que já percorre países como Japão, França, Áustria e Estados Unidos.
Ao todo, mais de 100 atletas de 23 países estarão presentes em Curitiba, incluindo campeões olímpicos e grades destaques do esporte. No masculino, os holofotes se voltam para o britânico Toby Roberts, campeão olímpico em Paris 2024 aos 20 anos, e para o japonês Sorato Anraku, de 18 anos, bicampeão da Copa do Mundo e medalhista de prata em Paris. Outros grandes nomes confirmados são Tomoa Narasaki (JAP), Colin Duffy (EUA), Jongwon Chon (COR), Sam Avezou (FRA), Paul Jenft (FRA) e Hannes Van Duysen (BEL), todos com participações nos Jogos de Tóquio e/ou Paris.
Entre as mulheres, o destaque é a francesa Oriane Bertone, classificada para os Jogos de Paris, além de Kyra Condie (EUA), Mao Nakamura (JAP), Naile Megnan (FRA) e Anon Matsufuji (JAP), todas entre as dez melhores do ranking mundial. A atual bicampeã olímpica Janja Garnbret (Eslovênia) não participará da etapa brasileira por estar em período de recuperação e descanso.
Time Brasil em peso
A seleção brasileira estará representada por 12 atletas — seis homens e seis mulheres — com direito a vagas extras por ser país-sede. No masculino, o principal nome é Rodrigo Hanada, campeão brasileiro nas modalidades Boulder e Guiada, e terceiro colocado na etapa da Copa Sul-Americana de Boulder, em Curitiba, no final de 2024. Completam o time Felipe Ho, Samuel Silva, Davi Peres, Pedro Avelar e Pedro Namba.
No feminino, Anja Köhler lidera a equipe como atual campeã brasileira. Junto dela estarão Mariana Hanggi, Laura Timo, Camila Flores, Ana Gumurski e Deborah Albuquerque. Para metade da equipe nacional, esta será a primeira participação em uma etapa da Copa do Mundo — um marco importante na trajetória dos jovens atletas brasileiros.
Participação latina ganha força
A representatividade latino-americana também será significativa, com atletas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Honduras, México e Peru. A presença desses países na etapa brasileira marca não só o crescimento da escalada no continente, mas também o retorno de Bolívia e Colômbia ao cenário internacional.
Entre os destaques latinos estão o chileno Benjamin Vargas, único sul-americano a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo na modalidade Boulder, a argentina Valentina Aguado e o peruano Diego Lequerica, nomes de peso no circuito continental.
Incêndio não afetará a competição
O Centro de Treinamento de Escalada Esportiva, localizado no Parque Olímpico do Cajuru foi atingido por um incêndio em 21/04. O fogo começou durante uma obra para aumentar a cobertura da parede. As equipes de manutenção trabalharam em três turnos e felizmente conseguiram corrigir os estragos para que a parede ficasse pronta a tempo da Copa do Mundo de Escalada.
Entrada gratuita e programação intensa
A etapa da Copa do Mundo de Escalada em Curitiba terá entrada gratuita para o público, com expectativa de casa cheia durante os três dias de competição. A programação começa na sexta-feira (16) com as qualificatórias e se estende até domingo (18), com a final feminina.
Serviço:
Copa do Mundo de Escalada Esportiva – Etapa Curitiba (IFSC)
📍 Centro de Treinamento de Escalada Esportiva – Parque Olímpico do Cajuru
Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510 – Cajuru
🎟 Entrada gratuita
Programação:
16/05 (sexta-feira)
9h – 15h | Qualificatórias Masculinas e Femininas
17/05 (sábado)
10h – 12h30 | Semifinal Masculina
17h | Final Masculina
18/05 (domingo)
10h – 12h30 | Semifinal Feminina
17h | Final Feminina