No passado, a escalada era praticada mesmo com a falta de técnica e a escassez de equipamentos, na década de 1940 alguns conceitos de segurança e rapel começaram a ser desenvolvidos no Rio de Janeiro pelos clubes da época, como o Centro Excursionista Brasileiro (CEB), entre outros, e aqui no Paraná pelos conhecidos Marumbinistas pertencentes ao extinto Círculo de Marumbinismo Curitiba (CMC).
Ao final dos nos 1960, as atividades de montanha entraram em declínio com a extinção e a paralisação das excursões em alguns clubes de montanha, e a falta na renovação dos praticantes estagnou a prática de escalada na Serra do mar até o ano de 1978, quando foi criado o Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), que retomou as atividades nas excursões e cursos de escalada em montanha.
Na década de 1980, começaram a surgir novos equipamentos e o Clube já havia realizado conquista de novas vias, passeios e várias atividades de instrução nas montanhas. Em 1984, o CPM realizou o seu maior Curso Básico de Montanhismo (CBM), contando com a participação de 57 pessoas, entre alunos e instrutores, inclusive grandes personalidades que hoje figuram entre os grandes montanhistas brasileiros e protetores da natureza.
Como destaques entre os nossos alunos, tivemos a participação do ilustre montanista brasileiro Waldemar Niclevicz, o famoso fotógrafo da Natureza Zig Kock e o grande ambientalista Roberto Ribas Lange (in memoriam).
Trinta anos se passaram e neste período as gestões que assumiram a direção mantiveram e propagaram os conhecimentos técnicos herdados das gerações mais antigas, e no segundo semestre de 2022 a nova gestão decidiu pela realização de outro grande curso, que contou com a participação de 49 pessoas, tendo a presença de 18 alunos e a participação de 31 instrutores, auxiliares e palestrantes ilustres e de grande experiência.
O CBM 2022 teve início no mês de agosto e encerrando em novembro, contando com a realização de 21 Palestras sobre temas importantes e necessários para os primeiros passos nas montanhas, além de 7 aulas práticas.
O curso foi dividido em 2 módulos, com o módulo I composto por matérias diretamente relacionadas com a vivência na Serra do Mar, tais como navegação e orientação, primeiros socorros, equipamentos, acampamentos, animais peçonhentos, nutrição, condicionamento físico, meio ambiente, dentre outros, ministrados por instrutores experientes.
O módulo I foi conduzido por 13 instrutores teóricos e práticos, e tratou dos temas relacionados com a Iniciação ao Montanhismo, sendo realizados dois acampamentos entre os meses de agosto e setembro, quando os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos recebidos nas palestras, realizadas às terças e às quintas na sede do Clube.
No mês de outubro, teve início a segunda fase do CBM, em que foram tratados tópicos relativos ao tema da Escalada Técnica, com palestras e aulas práticas aplicadas por 18 Instrutores, abordando-se temas sobre equipamentos de segurança, nós, movimentos de escalada, tipos de formações rochosas, dentre outros.
Neste período, tivemos as aulas práticas no Campo-Escola do Anhangava, com a participação de dois alunos Bombeiros do GOST e acompanhamento de guias e auxiliares do Corpo Técnico de Escalada do CPM.
O escopo técnico do CBM foi elaborado conforme as normas estabelecidas pela Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM), e complementos adicionados pelos instrutores durante o transcorrer do curso. Destaca-se que, além da referida carga teórica e prática, também foi aplicada prova escrita aos alunos.
Finalizado o CBM 2022, o CPM agradece aos instrutores e as empresas que nos apoiaram durante o curso, nesta edição contamos com os melhores fornecedores do mercado de equipamentos.
A edição 2023 tem início programado para o mês de março do próximo ano, e a lista de reserva aos interessados já está aberta no formulário.
Clube Paranaense de Montanhismo – CPM
Curso Básico de Montanhismo
Julio Nogueira –Coordenador Geral do CBM
Julio Nascimento – Coordenador modulo I – Iniciação ao Montanhismo
Wellington Pereira – Coordenador modulo II – Escalada Técnica
2 Comentários
Orgulho de fazer parte deste Clube e do seu Corpo Técnico!
Parabéns aos sempre esforçados gestores do CPM, em especial ao Júlio Nogueira pela determinação de sempre fazer o melhor para
melhorar a formação de novos montanhistas.
Fico muito agradecido pelo reconhecimento Getúlio, eu organizei mas sem o esforço de todos vocês do corpo técnico do CPM não teríamos êxito. Valeuuu