Denis Urubko e sua esposa Pipi Cardell iniciam nova escalada no Gasherbrum I

0

A dupla de montanhista formada pelo casal Denis Urubko e Pipi Cardell deixou o acampamento Base do Gasherbrum I ontem, 03/08. O objetivo é escalar a montanha de 8.080 metros por uma nova rota em estilo alpino, ou seja, sem barracas ou sacos de dormir. Os dois também estão em uma corrida contra o tempo, pois a temporada do Karakoram já esta em seus últimos dias e as janelas de tempo bom estão cada vez menores.

Pipi e Urubko no cume do Gasherbrum I em julho.

Se tudo correr bem, os dois deverão atingir o cume ainda hoje. Ambos possuem uma vasta experiência no montanhismo de altitude, e essa será a segunda vez que eles pisarão no cume do Gasherbrum I.

Em 21/07 o casal chegou ao topo da montanha pela rota normal. Na ocasião, Urubko completou sua 27ª escalada a montanhas com mais de 8000m sem usar oxigênio suplementar e se tornou a pessoa com mais cumes sem O2 no mundo. Já Pipi alcançou o seu primeiro cume acima de 8 mil metros.

No início dessa semana, eles realizaram outra tentativa de ataque ao cume, no entanto o mal tempo fez com que eles tivessem que abortar a missão.“Passamos cerca de uma hora assistindo avalanches de neve fresca caindo por toda a parede e ao longo de nossa rota. Não parava de nevar e as avalanches continuavam, então, para nosso pesar e minhas lágrimas de impotência, decidimos descer ao acampamento base para talvez ter uma nova oportunidade”, escreveu Pipi.

A última tentativa

Com a chegada de uma nova e curta janela de tempo bom eles decidiram realizar a última investida da temporada na montanha. Segundo a montanhista , eles estão subindo em estilo alpino e com mochilas ultraleves, levando apenas o fogareiro e o gás para derreter a neve para beber e algumas barras energéticas, chocolates e bolachas.

A previsão após chegar ao cume é retornar direto para a base e iniciar o retorno para Skardu sem descanso. É uma tentativa muito limitada, mas o mau tempo não nos deu mais opções. Todo esse tempo trabalhamos tanto na montanha e nos sentimos tão bem que não queremos sair sem tentar até o fim”, contou ela sobre o desafio.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário