Dia da Terra: confira 5 ações para ajudar o planeta

1

Hoje celebramos o Dia da Terra, que teve origem há 51 anos nos Estados Unidos da América quando mais de 20 milhões de pessoas saíram às ruas para protestar contra o desmatamento, o derramamento de óleo e a poluição. Foram cerca de 100 mil pessoas só na Quinta Avenida, em Nova York.

Earthrise ou nascer da Terra, uma lendária foto feita durante a exploração da Nasa na Lua.

Atualmente, a data é marcada todos os anos por ações de conscientização sobre os problemas ambientais e climáticos que a humanidade enfrenta. Nesse dia vários eventos discutem o tema, assim como as empresas se voltam para ações sustentáveis.

Assim separamos cinco ações simples que você pode fazer em seu dia a dia para ajudar a preservar o meio ambiente e a proteger o planeta Terra:

  1. Reduzir o consumo de plástico.

Segundo pesquisas da World Wide Fund for Nature (WWF), cerca de 13% do lixo produzido no Brasil em 2018 era formado por plástico. Esse valor corresponde a cerca de 11,3 milhões de toneladas e apenas 1,28% disso é reciclado.

Como já é amplamente conhecido, o plástico pode levar até 400 anos para se decompor na natureza. Para diminuir a presença de plástico em aterros ou mesmo em ambiente naturais é preciso reduzir o consumo. Uma das opções é usar sacolas retornáveis, reaproveitar embalagens e até mesmo adotar uma caneca para o cafezinho.

  1. Conhecer as marcas que você consome

Muitas marcas estão comprometidas ambiental e socialmente na produção de seus produtos. Conhecer os processos de produção e optar por aqueles que causam menos impacto ajuda a preservar o meio ambiente.

  1. Separar o lixo.

É importante separar o lixo orgânico daquilo que ainda pode ser reciclado. Muitas cidades brasileiras já possuem coleta seletiva, mas para que o material reciclado possa ser utilizado é preciso que ele esteja separado de resíduos. Você pode ajudar a sua cidade e o meio ambiente, limpando e separando o seu lixo.

  1. Organizar o consumo da semana

O planejamento é fundamental para evitar perdas de alimentos. Defina o que você vai comer com antecedência, esteja atento às datas de validade dos produtos e utilize sementes, folhas e talos, que são ricos em nutrientes em diversas receitas.

  1. Fazer um dia da semana sem carne.

Talvez essa seja a ação mais polêmica entre as cinco. Porém, o consumo de carne consciente e sem exageros nem desperdício pode ajudar a reduzir os impactos ambientais que a produção de carne gera sobre o meio ambiente.

Na montanha

Você também pode ter atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente durante as suas praticas de montanhismo ou escalada. Não deixe resíduos de nenhum tipo, não retire plantas sem necessidade e colabore para a preservação de cursos da água.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário