Edelweiss, a flor da montanha criadora da primeira corda para escaladores

0

Com mais de 200 anos de história a Edelweiss é uma das marcas de equipamentos outdoor mais conhecidas do mundo e acompanha o desenvolvimento do montanhismo. Sempre apostando em novas tecnologias, ela foi a criadora da primeira corda especifica para a escalada e alpinismo no mundo. Além das inovações, a marca também é reconhecida pela qualidade de seus produtos.

A marca se dedica a criação de cordas e equipamentos para escalada e outras atividades outdoor

A Edelweiss nasceu na Áustria no ano de 1790, quando o alpinismo estava em sua primeira infância. O nome vem de uma pequena flor encontrada nas montanhas dos Alpes também chamada Edelweiss. E assim a marca floresceu vendo os exploradores nas montanhas e percebeu que eles possuíam demandas sem oferta no mercado até o momento. Foi assim que em 1935, a empresa produziu sua primeira corda técnica para alpinismo. Anos depois, em 1953 a empresa buscou o aperfeiçoamento e inovou com a criação de cordas do tipo “kernmantle”, ou seja, uma corda feita de um núcleo separado coberto por uma capa.

Fábrica da Edelweiss

O aperfeiçoamento dos equipamentos

Essa foi uma inovação que trouxe mais segurança e conforto para os escaladores.  Mas ainda faltavam alguns aperfeiçoamentos para deixar as cordas mais duráveis e resistentes. Em 1971, junto com Reinhold Messner, um reconhecido alpinista, a Edelweiss desenvolveu o tratamento Everdry  para suas cordas. Assim, com essa nova tecnologia tornou-se possível escalar no gelo sem encharcar as cordas, o que além de causar danos ao equipamento também o deixava muito mais pesado.

Antiga identidade da marca.

A empresa também investiu em tratamentos para melhorar a resistência contra a abrasão das rochas. Em 1991, lançou uma corda com tratamento Perdur .  E até hoje a Edelweiss continua realizando testes e certificações para manter os seus produtos sempre acima do padrão recomendado pela UIAA.

Atualmente, além das cordas a Edelweiss também fabrica cadeirinhas, mosquetões, freios, capacetes, lanternas, mochilas entre outros equipamentos outdoor. A empresa atende praticantes de escalada, montanhismo, canyoning, espeleologia e qualquer outra atividade que necessite de segurança por cordas.

Pesquisador de espeleologia utilizando as cordas Edelweiss.

A Edelweiss está presente no Brasil, sendo encontrada nas melhores lojas de montanhismo e escalada. Conheça melhor seus produtos.

:: Edelweiss do Brasil

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário