Há sempre aquele escalador ou montanhista que depois de um dia quente na montanha sempre se refresca com uma cervejinha gelada, pois bem, um fabricante americano promete resolver o problema de quem aprecia uma loiraça e está longe de um bar. Trata-se de um concentrado de cerveja em pó.
Este concentrado, de acordo com o fabricante, não é uma simples cerveja desidratada. Ele conserva o sabor, o aroma e inclusive o teor alcoólico da bebida. Tipicamente, cerveja é feita com cerca de 95% de água. Isso a torna um produto volumoso, pesado e dispendioso para se carregar na mochila numa escalada. Mas de acordo com a Pat's Backcountry Beverages, o revolucionário processo de produção garantirá que quando a cerveja estiver hidratada novamente, será sim uma cerveja como aquela que tomamos num bar.
O processo de fabricação desse concentrado não se faz da maneira comum que seria pegar uma cerveja e simplesmente desidratá-la, o que é extremamente ineficiente no tocante a gasto de energia. Em vez disso o tal processo permite começar de maneira extremante monitorada e controlada e quase sem água presente, o ambiente de fermentação. O resultado? Concentrado de cerveja que preserva todos as características de uma cerveja premium de micro-cervejaria.
Neste processo inclui também a gaseificação da bebida com um produto que batizaram de “Carbonator Portátil”.
O único problema deste produto é o montanhista ingerir demais a bebida e não lembrar mais o caminho de volta para casa.