A localidade de Cachoeira Alta em Alfredo Chaves, no estado do Espírito Santo receberá o primeiro campeonato de Hike and Fly internacional do estado. As competições do Hike and Fly ES Competition acontecerão entre os dias 05 e 07 de novembro desse ano. A prova será no formato de triangulação com largada e chegada no mesmo local, no entanto cada atleta deve passar por turnpoints espalhados pelo percurso para registrar seus pontos.
No total, 45 atletas entre brasileiros, franceses e japoneses irão participar das provas, divididos em duas categorias: Easy e Hard. O percurso Hard é mais técnico, longo e exigente e foi pensado para atletas com experiência que desejam alcançar uma melhor performance. Já a categoria Easy esta voltada para atletas iniciantes que farão um percurso mais curto e menos exigente tecnicamente.
Hike and Fly no Brasil
Uma das organizadoras do evento, Micheli Sossai explica que na Europa esse esporte esta em expansão com um número considerável de competições. No entanto, no Brasil, mesmo com a adesão de novos atletas a cada dia, apenas quatro competições oficiais aconteceram até agora.
“Assim, percebeu-se a necessidade de realizar uma prova mais técnica para elevar o nível dos participantes e gerar bons resultados, o que indiretamente irá ajudar na divulgação do esporte, atrair a adesão de novos atletas na modalidade, elevar o comércio de equipamentos específicos e consequentemente levar a expansão geral da modalidade”, completou Micheli.
Lucas Porto também organizador do evento conheceu a região do Espirito Santo há 17 anos e desde então tem praticado o Hike and Fly no estado decolando de diversas rampas naturais e inéditas. Ao perceber o potencial do ES para a prática da modalidade, ele e sua parceira Micheli sentiram a necessidade de mostrar e compartilhar isso com outras pessoas, assim surgiu a ideia do Hike and Fly ES Competition.
Somente atletas filiados a Confederação Brasileira de Voo Livre podem participar da competição. Todavia, para competir na categoria Hard, é necessário comprovar pelo menos três anos de prática.
Na categoria Hard além de passar andando ou voando pelos turnpoints, os atletas terão a opção de realizar top landing. Ou seja, pousar no topo da montanha para bater algum turnpoint de pouso e decolagem garantindo um tempo melhor além de poupar as pernas da subida da montanha.
Tanto os atletas da categoria Easy como os da categoria Hard serão monitorados por aparelhos de GPS para a comprovação do percurso que será transmitido em tempo real. Além de facilitar a apuração da competição, isso também garante a segurança dos participantes.