Escalador atinge marca de mil boulders acima de 8a/V11 escalados

0

A escalada desperta um amor quase incondicional em seus praticantes e muitas vezes se torna uma razão de vida. Para muitos, isso pode parecer um exagero, mas foi graças a esse misto de paixão e obsessão pelo esporte, que o escalador norte americano, Paul David Robinson, conquistou a marca de 1000 boulders de 8a ou mais na última semana. Com 32 anos de idade ele diz ter passado os últimos 16 anos e meio escalando para conseguir atingir essa marca.

O boulder com grau de dificuldade acima do 8A número mil do atleta foi Muscle Car High, graduado em 8b/V13 em Coal Creek Canyon no Colorado, Estados Unidos. Alguns dias antes, ele já havia conseguido resolver o problema de Get Laid, uma linha também graduada como V13.

 

Ver essa foto no Instagram

A principio Robinson planejava atingir essa marca em uma viagem para a Suíça. Mas, devido à pandemia, o escalador decidiu se dedicar aos problemas de boulder mais próximos a sua casa.

Mais de dezesseis anos de projeto

O escalador começou a se dedicar a esse projeto muitos anos atrás quando escalou The Egg (8a/V11) em Squamish no Canadá, em 2003. Anos mais tarde, em 2010, ele se destacou na comunidade de escalada dos EUA com a primeira ascensão de Lucid Dreaming, um highball graduado em V15/ 8c. Entretanto, foi em 2011 que ele começou a se destacar internacionalmente com várias escaladas de 8a a 8c na Suíça.

Ao longo desses anos, escalando em diferentes lugares do mundo Robinson revela que se orgulha de ter conquistado algumas primeiras ascensões. Ele também afirma que não irá parar após ter completado seus 1000 boulders de 8a ou mais. “Sua singularidade. Eu amo como cada escalada é tão diferente. Eu nunca me canso de quão incrivelmente única escalada é”, declarou em uma entrevista.

Robinson escalando em Hueco Tanks um tradicional setor de boulder nos EUA.

Ele conta que não se sente muito a vontade em escalar com cordas e que seu próximo objetivo é escalar um 8c+ /V16 assim que a pandemia acabar. Outro sonho que Robinson planeja realizar é mandar o boulder La Capella 9b em Siurana, na Espanha.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário