Escalador de 51 anos manda o famoso boulder Midnight Lightning

0

Yosemite é considerado a Meca da escalada esportiva mundial. Uma ampla variedade de linhas que vão de cinco metros a mais de 900 metros de altura podem ser encontrados dentro do Parque Nacional nos EUA. Entre elas está uma das linhas históricas do lugar, o boulder Midnight Lightning (V8).

Midnight Lightning é um dos boulders mais famosos do mundo.

Essa semana o escalador Tom Herbert mandou o boulder clássico novamente e entrou para a história como o homem mais velho a escalar esse bloco. Atualmente ele esta com 51 anos e segue a máxima de que a idade é apenas um número. Com apenas 7,62 metros de altura a linha foi escalada pela primeira vez em 1978 por Ron Kauk e ficou famosa por sua dificuldade.

O primeiro contato com Midnight Lightning

Herbert é filho de TM Herbert um dos pioneiros da escalada em Yosemite que estrelou a Era de Ouro da Escalada ao lado de Yvon Chouinard, Tom Frost, Royal Robbins, entre outros. Assim, Hebert teve contato com o local e com as paredes desde sua infância. Todavia, ele só começou a guiar com 18 anos de idade.

Em 1989, Herbert entrou pela primeira vez no Midnight Lightning. Escalar esse famoso problema de boulder fazia parte de um desafio entre ele e seu amigo, John “Verm” Sherman. Os dois realizaram inúmeras tentativas, e mandaram o boulder no ano seguinte, em 1990. Em 2015, Hebert repetiu a façanha ao lado de seu filho. Mas ele não parou por ai, continuou a entrar na linha e esse ano retornou para o desafio.

Todavia mais maduro, usou 17 crashpad para escalar o boulder. “Quando cheguei aos 40 anos, fiquei muito mais nervoso com a ideia de cair dos blocos. É por isso que comprei tantos crashpads – para compensar meu medo”, revelou ele.

:: Leia também: 10 dicas para escalar boulders na rocha

Ao enviar o Midnight Lightning ele se tornou a pessoa mais velha a conseguir esse feito, todavia seu amigo Verm que esta com 61 anos, também está trabalhando nessa linha. “Estou torcendo por ele. Se ele conseguir, terei de vencê-lo quando tiver 62 anos”, completou o escalador com bom humor.

Confira o vídeo:

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário