Escaladores são dados como mortos após serem atingidos por avalanche no Fitz Roy

0

Os escaladores espanhóis Amaia Agirre e Iker Bilbao foram atingidos por uma avalanche e soterrados na base do Fitz Roy, em 19/01. Infelizmente, a equipe da Comissão de Socorro de El Chaltén avaliou que não há condições deles terem sobrevivido a esse acidente. Assim, eles suspenderam as buscas pelos corpos devido às condições climáticas adversas  e o alto risco para as equipes de busca.

Maciço do Fitz Roy, local onde ocorreu o acidente

Os dois escalaram o Fitz Roy pela via Afanassieff junto com Josu Linaza. Após realizarem os rapeis em segurança foram atingidos pela avalanche já na base da Brecha de Los Italianos. “Eles estão enterrados em uma fenda há 48 horas e consideramos que a busca por seus corpos expõe nossos socorristas voluntários a riscos muito altos”, disse o comunicado da Comissão.

Outros escaladores que estavam descendo o Fitz Roy tentaram localizar os dois, porem não obtiveram sucesso. Ainda há perigo de novas avalanches no local, além da fenda onde eles foram soterrados ser muito extensa. A fenda em que estão enterrados estes alpinistas mede 100 metros de comprimento por 8 metros de largura (aprox) e 15 metros de profundidade até ao tampão de neve, ignorando o seu fundo real”, explica o comunicado sobre o esforço para buscar os corpos.

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário