Escalando em GELO, Huayna Potosí – Bolívia

0

A escalada em Alta Montanha e Gelo é o tema dessa semana no quadro História de Montanhas do Canal de Youtube do Alta Montanha. No novo vídeo, o montanhista e colunista Pedro Hauck conta sobre a escalada no Huayna Potosí, uma montanha de 6088 metros de altitude localizada na Cordilheira dos Andes, próximo a La Paz.

Prática de progressão vertical com piolet. Foto: Daiane Louise

O Huayna Potosí é considerado um campo escola para o montanhismo de altitude e é um ótimo lugar para se ter o primeiro contato com esse tipo de atividade. Esta é uma montanha com altitude, glaciares, gretas, neve, trechos íngremes entre outras características, na qual dá para vivenciar os vários aspectos de uma montanha com altitude.

Durante esse curso, além das aulas teóricas também há as aulas práticas que vão desde como usar e caminhar com uma bota até que roupa vestir. Bem como as práticas mais técnicas como a progressão em glaciares, encordamento, auto detenção e a progressão vertical, ou seja, a escalada em gelo.

Todavia, além das coisas previsíveis, o Huyana Potosí é uma montanha que oferece todas as surpresas de uma montanha de altitude, entre elas as mudanças repentinas no tempo. Como aconteceu na última expedição liderada pelo montanhista Pedro Hauck pelo Gente de Montanha, em agosto desse ano e que proporcionou uma vivência ainda maior os participantes do Curso de Alta Montanha.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário